×

Peru | Pedro Castillo deixou claro a seu próprio partido que fará alianças com a direita

Na perspectiva de governar com um setor da direita política pró-empresarial, o presidente eleito Pedro Castillo confrontou Vladimir Cerrón e um setor de seu partido Perú Libre, deixando claro que ele não permitirá a imposição partidária na nomeação de novos funcionários públicos ou na linha política do novo governo.

quarta-feira 28 de julho de 2021 | Edição do dia

Esta primeira escaramuça pública entre Castillo e Cerrón aconteceu no âmbito do primeiro Congresso Nacional de Perú Libre, partido de Castillo, que aconteceu no último dia 24 de julho na cidade de Lima. O evento, intitulado: "expectativas, objetivos e metas do governo que não podem ser renunciados", contou com a presença dos principais líderes do Perú Libre e de todos os membros do Congresso eleitos nas últimas eleições.

Isto demonstrou o que vários setores da imprensa vinham especulando há algum tempo, ou seja, que existem duas frações dentro do Perú Libre: aqueles que seguem Pedro Castillo e aqueles que se alinham com Vladimir Cerrón, secretário geral deste grupo político. Esta divisão, ao que parece, também é expressa no bloco parlamentar.

Em seu discurso, Pedro Castillo começou agradecendo aos simpatizantes e membros de Perú Libre seu apoio na última campanha presidencial, mas disse que "não era obrigado a seguir posições radicais", a fim de questionar as declarações que alguns seguidores de Cerrón têm feito e que, apesar de seus limites, escandalizaram a mídia.

Sobre a questão da mudança da Constituição através de uma Assembléia Constituinte, Castillo foi enfático ao apontar que "a Constituição será mudada (somente) se o povo a pedir". Sobre a chamada "governabilidade", o presidente eleito disse que "está conversando com todas as forças políticas dispostas a dialogar", incluindo, obviamente, os vários partidos de direita pró-empresarial como Somos Perú da Salaverry, o Partido Morado de Julio Guzmán e o nacionalismo de Ollanta Humala. Nesta perspectiva, e com vistas à construção do já anunciado governo de unidade nacional ou de "todos os peruanos", Castillo também disse que "não pode aceitar as propostas de um único partido e que não pode nomear funcionários do governo apenas porque pertencem ao Perú Libre".

Desta forma, ele oficializou diante dos militantes do Perú Libre e seus seguidores as suas intenções de governar junto à direita. Ele já havia mencionado isto antes, mas o fato de ter dito isto agora em um evento institucional do partido e na frente de Vladimir Cerrón - desafiando sua autoridade - mostra a determinação do professor de Cajamarca em colocar em prática sua orientação política.

Aparentemente, a posição de Castillo seria a posição majoritária dentro do Perú Libre, que tem 37 membros no Congresso. Por esta razão, na manhã de domingo 25 de julho, sua chapa parlamentar foi formalizada para a liderança da diretoria do Congresso, que é chefiada por um representante da agremiação Somos Perú (partido do empresário e político Daniel Salaverry); um representante de Perú Libre; um representante da agremiação Juntos por el Perú e um representante do direitista Partido Morado de Julio Guzmán. E para que não houvesse dúvidas sobre seu apoio a esta chapa e sua política de unidade com a direita parlamentar, horas depois, Pedro Castillo tornou público em suas redes sociais: "Anunciamos a formação de uma coalizão para a governabilidade com a apresentação de uma chapa para um conselho de administração plural, paritário e descentralizado. José Enrique Jeri (Somos Perú), José María Balcázar (Perú Libre), Ruth Luque (Juntos por el Peru) e Flor Pablo (Partido Morado)".

Com isso, a proposta que Vladimir Cerrón e seus seguidores vinham expressando para a presidência do Congresso foi descartada pelo próprio presidente eleito. Deve-se lembrar que Vladimir Cerrón e seus apoiadores haviam declarado publicamente sua intenção de que Valdemar Cerrón (irmão de Vladimir Cerrón) presidiria a chapa para chefiar a secretaria do Congresso, acompanhado pela maioria do Perú Libre.

Este movimento de Castillo provocou uma agitação nas fileiras do Perú Libre, que, sob a liderança de seu secretário geral, se preparava para liderar o novo governo (colocando em prática os novos funcionários públicos), sob uma orientação política baseada na conciliação de classe e no respeito ao Estado burguês, muito semelhante ao que Pedro Castillo está agora colocando em prática, mas em que pretendiam ser a voz cantante ou, como dizem coloquialmente, "os que cortam o presunto". Portanto, não é uma diferença estratégica ou de princípios que separa Cerrón de Castillo, mas sim uma disputa pelo controle do aparato público, onde Castillo, a fim de parecer responsável diante da grande burguesia e sua imprensa, começou a se separar de Cerrón e suas ilusões políticas envernizadas com radicalismo verbal.

Se esta ruptura se tornar realidade, ela terá definitivamente uma expressão no bloco parlamentar, em que os 37 votos que Castillo tem hoje seriam certamente reduzidos, o que o tornaria muito mais permeável e frágil do que ele é agora.

Dois cenários começam, portanto, a flutuar no futuro a curto prazo do Perú Libre: o primeiro tem a ver com Cerrón e seus seguidores assimilando o papel secundário que Castillo e seus novos aliados pretendem dar-lhes em seu amplo governo de conciliação com a burguesia. O segundo cenário é de que vão para a ofensiva e confrontem-se com o novo presidente. Isto significaria uma eventual ruptura em um partido com raízes provinciais que chegou ao governo em um momento de grande crise orgânica, e que se apresentou como uma novidade. Entretanto, na prática, vemos que reproduz a mesma fragilidade e os vícios dos velhos partidos da esquerda reformista e conciliadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias