Não é possível datar quando e por quais meios e motivos a primeira interrupção da gravidez de forma intencional foi praticada. No entanto, é certo que desde as primeiras sociedades o aborto é praticado de diversas formas e por diferentes motivos. Mas quando ele se torna um (...)
As declarações recentes de Lula sobre o direito ao aborto causaram alvoroço nas redes. O clã Bolsonaro, Damares Alves e conservadores da bancada evangélica como Marcos Feliciano reagiram imediatamente, ignorando as centenas de mortes causadas todos os anos por abortos feitos de forma clandestina e (...)
Em 24 de fevereiro de 1932, o então presidente Getúlio Vargas assinava o decreto 21.076 que estabelecia o direito ao voto às mulheres. No ano seguinte, em 1933, as mulheres puderam votar e serem votadas para a Assembleia Nacional Constituinte. O direito ao voto foi incorporado à constituição em (...)
Os números são estarrecedores. O que eles revelam do nosso país e quais os caminhos para enfrentar essa realidade?
Há aguns meses estreou na plataforma de streaming Netflix a minissérie Maid sobre uma mãe que sai de um relacionamento abusivo e precisa sobreviver com uma filha pequena nos Estados Unidos. A história se baseia no livro autobiográfico Maid. Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive (...)
O que significa o sancionamento da lei Mari Ferrer por Bolsonaro?
Nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, morreu uma das vozes mais famosas da música brasileira. Marilia Mendonça tinha apenas 26 anos e uma carreira meteórica. Chamada de rainha da sofrência, ela conseguiu com suas canções retratar dilemas da mulher comum. Mas, muito além de apenas uma mudança no (...)
Marília Mendonça era de fato um fenômeno. Não pelos 36 milhões de seguidores ou pelo recorrente topo nas paradas de sucesso. Mas porque conseguia como nenhum outro artista cantar a vida cotidiana de mulheres comuns, com seus dramas e (...)
Nesta quinta-feira Maurício Souza, ex-jogador de vôlei do Minas Tênis Clube resolveu seguir a máxima “a culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser” e fez isso culpando o “pessoal da lacração”, “galera que não aceita mais opinião contrária” pela sua demissão e por ele não poder dizer abertamente que ele (...)
Neste 28 de setembro, dia latino-americano e caribenho pela legalização do aborto, mais uma vez se torna imperioso discutir: quem é “dono” do corpo da mulher? Os últimos eventos no Brasil mostram como a ideia de que o corpo da mulher é algo público, partilhado pelo estado, igreja e patrões é uma (...)
No dia 11 de agosto a comunidade USP foi surpreendida com o anúncio na imprensa de retorno das atividades presenciais em todos os campi da universidade. O comunicado oficial do calendário para o retorno presencial só foi feito no dia seguinte. Chama a atenção que nenhum dos setores que compõe a (...)
Ao ligar a TV, assistimos em poucos segundos a história de uma mulher boliviana, costureira, que perdeu o emprego com a pandemia e passou a produzir máscaras. Ao fundo o jingle vai crescendo: Vae, vae, que a crise vem pra nos fortalecer!
O atual Regimento Geral da Universidade de São Paulo, que trata da organização geral da universidade e suas estruturas de poder é descendente direto da ditadura militar. Seu texto original data de 1972, os anos de chumbo da nossa história recente, época em que o Brasil era governado pelo presidente (...)
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos abriu nesta terça-feira, 6 de abril, uma consulta pública para um projeto de lei que institui o Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto, a ser “celebrado” todo dia 8 de (...)
“Hoje não almocei, comi uma coisinha. Tinha pouco arroz e feijão que deixei pros meus filhos jantarem” No ano passado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou uma pesquisa sobre segurança alimentar. Os dados são de 2017 a 2018 e demostravam um aumento significativo de (...)
O escandaloso caso de Mari Ferrer, vítima de estupro que foi humilhada pelo juiz, promotor e advogado de defesa, colocou na ordem do dia o debate sobre violência de gênero. A suposição de que o acusado não tinha a “intenção de estuprar”, como se fosse possível algo como um “estupro culposo” e não doloso (...)
Já ouviu falar do Manifesto do Partido Comunista? Sabe por que mais do que nunca suas principais ideias permanecem muito atuais? O Campus Virtual do Esquerda Diário convida todas e todos os trabalhadores para participarem do curso sobre o Manifesto do Partido Comunista, obra fundamental para (...)
Nos últimos dias a reitoria da USP, sob comando de Vahan Agopyan soltou um texto intitulado “A USP não vai parar”. Esse texto, publicano no dia 17 de março, foi entendido pelos milhares de trabalhadores da USP, efetivos e terceirizados, como uma afronta diante da suspensão das aulas, mas a (...)
Em reunião de dirigentes da universidade, realizada no final do ano passado, a USP se vangloriou de ter no seu “DNA USP” vínculos com empresas como Ifood e 99, startups unicórnio que valem mais de um bilhão de dólares. A precarização do trabalho parece ser motivo de orgulho para os dirigentes da melhor (...)
São Paulo amanheceu submersa no caos. Vários pontos de alagamentos pela cidade, trânsito parado, carros boiando e casas alagadas. A cidade mais rica não sofre com as chuvas, sofre com a ganância capitalista.
Em editorial publicado no dia 3 de fevereiro, intitulado “Docentes em fuga”, a Folha de São Paulo defendeu cobrança de mensalidades e acordos com a iniciativa privada para financiar o aumento do teto salarial da Universidade de São Paulo (...)
No dia 18 de janeiro o ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Superior Tribunal Federal) concedeu uma liminar que iguala o teto dos salários dos professores das universidades estaduais ao teto dos professores das universidades federais. Em São Paulo significa que o teto salarial das três (...)