×

Partidos propõem a Temer aliado de Cunha para liderar Câmara

Na tarde desta terça-feira (17), líderes de 13 partidos na Câmara, entre eles PMDB, PSD, PP e PR, reuniram-se com o presidente golpista em exercício, Michel Temer, para sugerir o nome do deputado André Moura (PSC-SE), para ocupar a liderança do governo na casa, sendo ele também, um dos principais aliados do afastado presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

quarta-feira 18 de maio de 2016 | Edição do dia

O encontro ocorreu no Palácio do Planalto após as 14h. Para pressionar Temer, os líderes dos partidos apelidados de “Centrão” (PMDB, PP, PR, PSD, PTB, PROS. PSC, SD, PRB, PEN, PHS e PSL) argumentam ser maioria dos parlamentares da casa, ao contar com aproximadamente 280 na Câmara.

Há muitos rumores que Eduardo Cunha, ainda que afastado de seu cargo, continue dando as cartas sobre as principais decisões da casa, e que esteve reunido inclusive com alguns lideres partidários na residência oficial da presidência da Câmara, na última quinta-feira (12).

Alguns parlamentares consideraram que Temer atender a esta sugestão seja uma forma de “compensar” o grupo de Cunha que não foi contemplado com nenhum ministério, assim como o PSC, que ficou fora da distribuição das pastas.

Já André Moura (SE), líder do PSC, é também um dos sub-relatores da CPI da Petrobras, além de colecionar processos na Justiça. Somente do Ministério Público, há três inquéritos, que se tornarão ações penais (a partir da publicação no Diário Oficial de Justiça) que vão desde a apropriação indébita e desvio ou utilização de bens públicos, a até mesmo um suposto envolvimento em um caso de tentativa de homicídio.

Estes três inquéritos recebidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), somam-se a outros três casos que já tramitavam antes e apontavam irregularidades também com outros órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), que já o responsabilizou por diferentes ilegalidades, além de tê-lo condenado ao pagamento de multas.
Por um longo período de tempo, Moura guardou um segredo que muitos parlamentares que integram a CPI da Petrobras gostariam de saber, isto é, os valores e as contas a qual a empresa Kroll, contratada pelo presidente da comissão Hugo Motta (PMBD-PB), que também é aliado de Eduardo Cunha, identificou no exterior, de pessoas e empresas envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras. Ainda no inicio dos trabalhos desta CPI, foram emitidos 40 requerimentos para convocar os “responsáveis legais” de algumas das multinacionais citadas, porém, nunca chegou a ouvi-los.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o parlamentar afirmou que todas as acusações se devem a uma inimizade política, e nega qualquer irregularidade ou crime.

Também participou da reunião o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Outro nome possível de ser cotado é o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem apoio dos outros partidos que compõem o governo Temer, como o PSDB. DEM e PPS.

Tanto o gabinete de Temer quanto as escolhas do governo golpista de seus representantes no parlamento são o espelho do espetáculo de aberrações na votação da Câmara a 17/04. André Moura do PSC está vinculado a Bolsonaro, Marco Feliciano e Silas Malafaia, expoentes do que há de mais reacionário num Congresso sumamente de direita, cuja maioria qualificada busca atacar todos os mais elementares direitos democráticos presentes na Constituição de 88 (tutelada pelos militares) que dizem defender. É mais necessário do que nunca colocar de pé um movimento de luta contra os ataques que levante uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana que se choque com todo o regime político constituído e possibilite que os trabalhadores, as mulheres e a juventude nas ruas, nos locais de trabalho e de estudo, dêem uma saída independente à crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias