×

ESQUERDA AVANÇA NO CONTINENTE | Partido de esquerda na Argentina tem extraordinário resultado eleitoral

Como parte da Frente de Esquerda, Noelia Barbeito, candidata a governadora pelo PTS (partido impulsionador do Esquerda Diário no país vizinho), obteve 10,39% dos votos no estado de Mendoza. Trata-se de uma histórica eleição nesse país, já que é uma das maiores votações recebidas pela esquerda em eleições para cargos executivos.

segunda-feira 22 de junho de 2015 | 14:35

Neste domingo 21/06 realizou-se no estado de Mendoza na Argentina eleições para governador e para a assembléia legislativa estadual, que no país vizinho é bicameral, com um senado estadual e uma câmara de deputados estadual,

O "Frente Muda Mendoza" integrado pela União Cívica Radical, o PRO e outros partidos da oposição burguesa de direita na Argentina, que seria algo semelhante aos tucanos no Brasil, recebeu 46,43%, vencendo as eleições. O "Frente para a Vitória", da Presidenta Cristina Kirchner, ficou com 39,42%.

Em uma eleição super polarizada, a grande novidade comentada em todo o país é votação conquistada pela Frente de Esquerda com candidata a governadora Noelia Barbeito do Partido de Trabalhadores Socialistas (PTS), quem obteve 10,37 % dos votos. Com esses resultados, ingressa uma nova deputada e um novo sendador da Frente de Esquerda nessas respectivas câmaras das assembleias legislativas estaduais.

Se a isso agregamos o resultado eleitoral de Nicolás del Caño como candidato a prefeito na capital de Mendoza no último mês de maio, em que obteve 17,71% dos votos, ganhando do tradicional partido peronista apoiado pela presidenta e ficando em segundo lugar, os resultados mendoncinos são os mais altos para eleições executivas na história da Frente de Esquerda.

É um enorme orgulho para o Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), que no Brasil faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional, a mesma organização internacional que o PTS na Argentina, que impulsiona o Esquerda Diário como uma rede internacional de diários digitais que busca expressar a construção de uma nova tradição revolucionária no movimento operário, na juventude e no movimento de mulheres em distintos países..

Reproduzimos abaixo a repercussão dessa histórica eleição nos principais meios de comunicação do país e do estado:

Clarín:

http://www.clarin.com/politica/Elecciones_2015-Mendoza-Alfredo_Cornejo-Mauricio_Macri-UCR_0_1380461975.html

Página 12:

http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-275440-2015-06-22.html

Los Andes:

http://www.losandes.com.ar/

Diário Uno:

http://www.diariouno.com.ar/mendoza/El-FIT-logro-mas-votos-que-en-las-PASO-y-suma-legisladores-20150622-0024.html


Temas

Esquerda



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias