Paris: Milhares de manifestante vão às ruas contra o racismo na França

Cerca de 20 mil manifestantes foram às ruas em Paris hoje (13), mostrando novamente a força da luta antirracista, exigindo justiça a George Floyd e a Adama Traoré, ambos, brutalmente assassinados pela violência policial.

domingo 14 de junho| Edição do dia

Mesmo com as tentativas de proibição dos atos na França, milhares de manifestantes protagonizaram um massivo protesto antirracista na capital do país. Com aproximadamente 20 mil pessoas, franceses foram às ruas hoje para lutar contra a violência policial. Confira o vídeo abaixo:

As manifestações, fortemente influenciadas pelas mobilizações que acontecem nos Estados Unidos, lutam contra o racismo intrínseco à instituição policial, responsável pelo assassinato de jovens negros, como foi o caso de Adama Traoré, em 2016.

A ida dos manifestantes às ruas, tal como tem acontecido em diversos países ao redor do mundo, mesmo em meio à pandemia, mostra a força da luta antirracista e os caminhos para o combate a esse sistema capitalista que condena os trabalhadores e a juventude negra a morte, pelo racismo estrutural, que se expressa nas ações da polícia e nos efeitos sociais da crise sanitária atual.

Nesse marco, é fundamental que essas mobilizações sigam e sejam fortalecidas por uma ampla adesão da classe trabalhadora, por meio da construção da organismos de auto-organização em cada local de trabalho. Tudo isso para a construção de uma luta que exija justiça à Marielle, João Pedro, George Floyd e Adama Traoré, que atenda às demandas do povo negro e que não seja somente contra os governos, mas contra o sistema econômico de conjunto, que reserva somente miséria.




Tópicos relacionados

Protestos   /    #BlackLivesMatter   /    Justiça para George Floyd   /    Black Lives Matter   /    França

Comentários

Comentar