×

PROTESTOS NO PARAGUAI | Paraguai entre a catástrofe sanitária e a crise política

Os protestos foram diminuindo nesta quarta-feira, quando se completou o sexto dia de mobilizações contra o Governo de Mario Abdo Benítez. No entanto, a crise sanitária se agrava e a crise política ainda não foi contida, apesar da mudança ministerial no gabinete.

quinta-feira 11 de março de 2021 | Edição do dia

O Paraguai viveu nesta quarta-feira um novo dia de protestos contra o Governo de Mario Abdo Benítez, popularmente conhecido como “Marito”. Embora a intensidade das mobilizações tenha diminuído ao longo dos dias, sem um rumo claro, a crise política ainda não acabou e a catástrofe sanitária se aprofunda.

Autoridades dos departamentos de Assunção e Central, epicentro da covid-19 e a área mais populosa do Paraguai, alertaram nesta quarta-feira sobre "estatísticas alarmantes" de casos e uma ocupação extrema de leitos, UTIs e possível colapso de hospitais.

O encontro entre estas autoridades com o novo Ministro da Saúde, Julio Borba, decorreu um dia depois de o Governo ter comunicado o estado de alerta vermelho à saúde a nível nacional, com base no aumento sustentado das infecções nos últimos dias.

Horas depois dessa declaração, o Ministério registrou 2.125 infecções, 1.250 hospitalizações em enfermaria e 324 em terapia intensiva, os maiores números da pandemia desde que o primeiro caso foi detectado em março.

O número total de casos é de 171.985 e o de óbitos, de 3.360, em uma população de cerca de sete milhões de habitantes e em um cenário em que as vacinas só foram aplicadas em uma pequena parte dos trabalhadores de saúde.

O Paraguai está no fim da região na campanha de imunização, que só atinge profissionais de saúde após a chegada de 20.000 vacinas doadas pelo Chile e 4.000 doses da Sputnik V.

Esse atraso e, principalmente, a crise sanitária, com a escassez de material médico nos postos públicos de saúde, causou descontentamento entre profissionais de saúde e familiares de pacientes, o que levou à renúncia do ex-ministro da Saúde, Julio Mazzoleni.

A renúncia não impediu as mobilizações em curso, protestos que acontecem desde sexta-feira no centro de Assunção com a exigência de renúncia de Abdo Benítez e do vice-presidente Hugo Velázquez do conservador Partido Colorado.

Em meio a esses protestos, Abdo Benítez anunciou mudanças em seu gabinete no sábado, confirmando na segunda-feira Borba, que detém a pasta provisoriamente desde a saída do ex-ministro da Saúde, Mazzoleni.

Outra mudança foi a do Ministério da Educação, ocupado desde quarta-feira por Juan Manuel Brunetti, em substituição a Eduardo Petta.

Após o juramento de posse, esta manhã no Palácio do Governo, Brunetti disse aos meios de comunicação que se reunirá em breve com Borba para avaliar a continuidade das aulas presenciais, que foram reiniciadas nos primeiros dias deste mês.

O governo insiste em culpar o aumento dos casos pelo relaxamento dos cidadãos. Mas a realidade é que os protestos que culminaram com a queda do ministro da Saúde apontaram os verdadeiros culpados. Um andaime de corrupção que não prestou contas sobre a utilização de um empréstimo de 1,8 bilhão de dólares que ia ser usado para gerar recursos para enfrentar a pandemia, mas que obviamente nunca chegou a seu destino.

Ao contrário, a gestão do governo de Abdo Benítez, aliado do Bolsonaro no Brasil, foi minimizar a doença, não investir em exames e infraestrutura de saúde e menos ainda garantir uma parcela das vacinas, já escassas devido ao acúmulo de parte dos países imperialistas.

Soma-se a isso a revelação de casos de corrupção no superfaturamento de suprimentos para hospitais e a falta de remédios que as famílias acabam comprando por conta própria no mercado informal a um preço muito superior ao sugerido.

Essa combinação de elementos gerou protestos que obrigaram Abdo Benítez a fazer mudanças urgentes em seu gabinete. No entanto, essas mudanças não implicam modificações centrais na política desastrosa que vem realizando. Eles sabem disso nas ruas, mas também no Parlamento, onde as forças da oposição tentam aprovar o início de um julgamento político contra "Marito". O Parlamento é outra das figuras desacreditadas da política paraguaia, por isso o processo de impeachment é tanto uma tentativa de limpar sua imagem perante a população, quanto de institucionalizar a crise aberta, tirando-a das ruas.

Mas a oposição não tem maioria no Congresso, então o pedido de impeachment é simbólico e a decisão em última instância permanece nas mãos do Partido Colorado no poder. O ex-presidente Horacio Cartes administra a maioria da bancada parlamentar do partido e já salvou Abdo Benítez de uma tentativa de impeachment no passado. Pode até tentar fazer de novo, mas a crise política atual, que inclui uma crise econômica, de saúde e social, é muito mais profunda. Pode salvar Benítez pela segunda vez e transformá-lo em uma figura de proa dependente de sua maioria parlamentar ou avaliar o futuro do atual presidente se as ruas forem iluminadas novamente pedindo pelo chefe de "Marito".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias