Gênero e sexualidade

FRIDA KAHLO

Para promover aparelho depilatório marca faz piada com Frida Kahlo.

A marca Braun, do grupo P&G, lançou novo produto de depilação facial com uma propaganda polêmica fazendo piada com a artista Frida Kahlo.

quinta-feira 28 de setembro| Edição do dia

O grupo P&G, lançou recentemente através da Braun, umas de suas empresas para produtos depilatórios, um novo produto depilador facial, para o público feminino que tem como objetivo aparar os pelos da face. Porém para propagandear o produto uma campanha de marketing bem polêmica nos coloca a pensar o quanto os padrões de beleza impostos pela sociedade se incomodam com mulheres que opinam por ser quem são, sem se incomodar com sua aparência física.

A marca utiliza retratos de Frida Kahlo que ficou conhecida por sua arte e por sua postura um tanto progressista para a época que viveu.Uma das características marcantes de Frida foi sua monocelha, que de forma alguma incomodava a artista, que inclusive pintou vários autorretratos e sempre ressaltava essa sua característica.

A marca Braun por meio de Photoshop modificou três pinturas de Frida modelando suas sobrancelhas e comentando na propaganda: “If only Frida knew”: “Se Frida ao menos soubesse…”.Como se caso Frida conhecesse o produto certamente o utilizaria. Além de modificar suas sobrancelhas, algumas alterações nos lábios também foram feitas.

A campanha foi criada pela ACC Grannot, de Tel Aviv, Israel, e não se sabe se foi autorizada a utilização das pinturas da artista, as peças se encontram em seu site.

Ao fazer piada com as monocelhas de Frida Kahlo, marca P&G, assim como outras marcas de produtos femininos, que lançam campanhas falando do empoderamento feminino, mostram que numa sociedade capitalista essa forma de se “empoderar” ainda continua atendendo padrões sociais estabelecidos de beleza, e utilizam de figuras como Frida que nunca foi adepta a certos padrões, tentando enquadra-la num conceito estético que visa apenas o lucro dessas grandes empresas, e está pouco se importando para o que de fato faria as mulheres se sentirem bem consigo mesma.




Tópicos relacionados

Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar