×

IRÃ NUCLEAR | Para EUA e Irã, ainda faltam "decisões duras" para chegarem a acordo nuclear

sábado 28 de março de 2015 | 00:42

Lausanne (Suíça), 27 mar (EFE).- A poucos dias de vencer o prazo estabelecido para a definição de uma minuta de acordo sobre o polêmico programa nuclear iraniano, Estados Unidos e Irã coincidiram nesta sexta-feira que ainda precisam tomar "duras decisões".

"Temos duras negociações, temos diferenças e vamos resolvê-las", afirmou o ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, aos jornalistas antes da última e decisiva rodada de negociações em Lausanne, na Suíça.

Apesar de o negociador iraniano reconhecer que as partes estão se movimentando em direção a um acordo, advertiu que "depende de haver vontade política para escolher entre a pressão e um acordo".

"Ainda temos bastante trabalho a fazer e estamos trabalhando duro", concluiu Zarif.

Um negociador americano disse hoje à imprensa, em off, que Washington espera para os próximos dias que o Irã tome "duras decisões" que tornem um acordo possível.

"As conversas de ontem e de hoje foram duras e muito sérias. Estamos em um ponto nas negociações no qual realmente precisamos ver certas decisões sendo tomadas. Vamos comprovar se isso é realmente possível nos próximos dias", assinalou.

"Esperamos que o fato de o presidente (iraniano, Hassan) Rohani ter escrito aos chefes de Estado do G5+1 seja um sinal de que o Irã está pronto para tomar algumas dessas duras decisões que precisa tomar como parte de um acordo global", concluiu este negociador americano.

Na próxima terça-feira vence o prazo estabelecido por ambas as partes para chegar a uma minuta de acordo, que permitirá elaborar nos próximos três meses os detalhes técnicos de um acordo definitivo.

Com esse pacto, as seis grandes potências que negociam com a República Islâmica querem se assegurar que o programa nuclear iraniano não terá a capacidade de desenvolver armas atômicas.

O grupo internacional é composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França), mais a Alemanha.

Eles negociam há dois anos uma solução pacífica para esta disputa nuclear.

O Irã garante que suas atividades nucleares só têm intenções pacíficas, o que a agência nuclear das Nações Unidas não conseguiu confirmar em mais de uma década de inspeções e verificações. EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias