×

NAKBA | Palestinos se manifestam em virtude dos 67 anos da expulsão de suas terras

sexta-feira 24 de abril de 2015 | 00:00

Milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira no norte do território ocupado pelo Estado de Israel da “Marcha do Retorno”, em lembrança da Nakba (catástrofe em árabe), como é denominada a expulsão de centenas de milhares de árabes em 1948 em consequência da fundação do Estado de Israel, cujo aniversário também é comemorado nesta mesma data. A Nakba representa o começo de todos os sofrimentos do povo Palestino.

"O objetivo desta marcha é lembrar a Nakba, protestar pela expulsão dos palestinos de sua pátria e exigir o direito ao retorno a seus lares dos refugiados palestinos e dos deslocados internos", explicou a Associação para a Defesa dos Deslocados Internos (ADRIDP, na sigla em inglês).

A passeata percorreu a região de Tiberíades até o vilarejo de Hadatha, "um dos 531 povoados palestinos destruídos em 1948", disse um dos dirigentes da organização, Suleiman Fahmawi, que destacou que, com esta iniciativa, se procura ao mesmo tempo relembrar muitos destes povoados já esquecidos.

"O lugar foi destruído em abril de 1948 com bombardeios, mas ainda resta um cemitério e um tanque. A maioria de seus habitantes se transformou em refugiados na Jordânia, embora outros tenham permanecido nas imediações", relatou Fahmawi.

Essa marcha lembra 67 anos da expulsão dos palestinos de suas terras pela formação do Estado de Israel, um enclave imperialista ligado aos EUA e à UE para dominar os povos da região. Acontece após Netanyahu ser reeleito como presidente de Israel e a continuação de sua política de manutenção e expansão de “assentamentos” sobre os territórios palestinos.

EFE/Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias