Internacional

Pablo Iglesias: os independentistas “contribuiram com o despertar do fantasma do fascismo”

terça-feira 5 de dezembro| Edição do dia

O secretário geral do Podemos, Pablo Iglesias, durante a apresentação do programa eleitoral da Catalunha em Comú-Podem (CatComú-Podem). EFE

As declarações de Panlo Iglesias não espantam. Na verdade, são conhecidas as ambiguidades de Podemos frente à independendência dos catalães com declarações como: “não existe nenhuma base legal para a declaração de independência.”

Se no começo e abstratamente este partido tenha declarado seu apoio em palavras por esta causa, em profundidade tem proposto essencialmente uma solução combinada com o governo de Madrid e somente legitimada se aprovada pelo Governo central. Substancialmente, Podemos se alinhou contra a possível real independência da Catalunha.

Às manifestações contrárias de uma parte da organização, a direção agrupada ao redor de Inglesas já ameaçou com expulsões e afastamentos do partido, convidando os defensores da independência a sairem.

O caso do Podemos é relevante também na Itália em relação aos processos de reorganização da esquerda que estão acontecendo. Uma advertência para evitar de cometer os mesmos erros que a esquerda nos últimos 20 anos.

Originalmente publicado em:
http://www.izquierdadiario.es/Pablo-Iglesias-los-independentistas-han-contribuido-a-despertar-al-fantasma-del-fascismo?id_rubrique=2653




Tópicos relacionados

Referendo na Catalunha   /    Catalunha   /    Podemos   /    Internacional

Comentários

Comentar