Juventude

OCUPAÇÕES

PUC-Rio na luta pela ocupação e contra a direita reacionária da gestão do DCE

quinta-feira 10 de novembro| Edição do dia

Nesta quarta-feira (9) ocorreu na PUC-Rio às 16hs uma plenária a qual se debateu democraticamente a conjuntura política atual – o desmonte da Educação pública, a PEC 241, além de outros ataques a classe trabalhadora operados pelo governo golpista de Temer – e a ocupação da universidade.

Essa atividade política ocorreu no pilotis da universidade, espaço público, onde os participantes puderam se inscrever para propor questões referentes à ocupação, bem como seus posicionamentos políticos frente as problemas próprios dessa instituição privada.

A plenária durou horas de debates entre os coletivos, centro acadêmicos, alunos de graduação e pós-graduação. A atividade ocorreu de maneira pacífica até ocorrer um incidente provocado por um membro da gestão do DCE, dirigido pela juventude golpista do PSDB, o qual se exaltou no momento da fala de um outro aluno.

O tal membro do DCE, enfurecido, esbravejou palavrões e demonstrou uma atitude muito violenta ao se encaminhar e afrontar o estudante com o microfone o qual foi interrompido no meio de sua intervenção. Essa afronta e essa falta de respeito demonstrou uma atitude antidemocrática própria da direita reacionária presente na PUC-Rio.

Nesse momento, os seguranças patrimoniais da instituição tiveram que intervir para que a confusão não se generalizasse e o debate que se pretendeu democrático não tomasse o rumo do confronto físico.

A partir de então a plenária pôde seguir no mesmo molde proposto desde seu início. As falas que se seguiram por parte de alguns participantes demonstraram tons de ameaça. Entre “Se ocupar vai dar problema”, “Bando de vagabundos” e “Somos a favor da PEC 241” a plenária prosseguiu pacificamente, sem mais problemas.

Na próxima quarta-feira (16) ocorrerá uma nova plenária para discutir de que forma se dará a ocupação na PUC-Rio.




Tópicos relacionados

Rio de Janeiro   /    Juventude

Comentários

Comentar