×

MANIFESTAÇÃO DIA 20 | PT chama manifestações do dia 20 com propaganda na TV

Menos assustado com o impeachment o PT passa a convocar oficialmente as manifestações de quinta-feira. Com toda cara-de-pau o mesmo governo que retira direitos chama a ir as ruas para defender os mesmos, e seu governo.

quarta-feira 19 de agosto de 2015 | 00:00

Ontem começou a ser veiculada em TVs de todo país propaganda oficial do PT convocando a participação da população nas manifestações do dia 20. Após longa hesitação o PT passou a ser convocante do ato, e entrou em grande estilo, gastando dinheiro na Globo e outras redes. Até então somente a central sindical dirigida pelo partido de Lula e Dilma, a CUT convocava o ato junto a aliados costumeiros como a UNE, MST, CTB e PCdoB. O MTST, que não rompe decididamente com o governo, também faz parte da convocatória, junto com o PSOL.

Como toda cara-de-pau possível o mesmo partido PT responsável por ataques aos trabalhadores chama a população a tomar as ruas em “defesa dos direitos trabalhistas”, pelas “conquistas sociais dos últimos anos” e sobretudo em “defesa de nossa democracia”. O PT responsável por agressivos cortes na educação e na saúde, por retirada de direitos de desempregados, pensionistas, que apoia o PPE que diminui salários de trabalhadores em empresas que declaram-se em crise, que articula o aumento da idade para se aposentar chama esta manifestação.

O Partido de Lula e Dilma saiu de sua hesitação após uma importante mudança na conjuntura política do país. Ajudado por Temer e Renan, pela FIESP, FIRJAN, organizações GLOBO, Bradesco, e vários outros dos principais empresários do país que se declararam pela continuidade do governo desde que avance, e muito, em “ajustes” contra os direitos trabalhistas. E em segundo lugar as manifestações da direita não tiveram a força suficiente para significar um impulso ao impeachment e maior desestabilização do governo com menor aprovação na história brasileira. As manifestações de domingo foram convocadas oficialmente pelo PSDB na TV, tal como faz agora o PT com as manifestações de quinta-feira.

O PT buscar se defender e encobertar seus ataques à classe trabalhadora é algo que se espera, o que surpreende neste ato é que movimentos sociais que insistem em se declarar independentes como o MTST também o convocam, fazendo diversas manobras retóricas para argumentar como sua convocação é a mesma, porém diferente, porque marchariam contra os ajustes, não contra ou com o governo, como se fosse possível, ainda mais agora com matéria do PT na TV se diferenciar deste modo.

Com menos justificativas ainda está maioria da direção nacional do PSOL e suas importantes correntes internas, a Unidade Socialista que detém a maioria no partido e a importante corrente interna da minoria, a Insurgência, ambas estão convocando o mesmo ato que Dilma e Lula. Tanto a nota do PSOL emitida pela Unidade Socialista como matéria da Insurgência argumentam que não se deveria abrir mão de “disputar” o ato com PT. Se sequer disputam seu aliado MTST a romper com o governo, sua presença só servirá para além de colocar números na manifestação que servirá para ajudar Dilma a misturar suas bandeiras com aqueles que atacam os trabalhadores. Por isto insistimos no chamado do Esquerda Diário que o PSOL rompa com a manifestação do dia 20 e construamos um terceiro ato, nem com a direita nem com o governo.

Veja abaixo o vídeo do PT:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias