×

CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA | PT aceita reforma da previdência e as centrais não tem nenhum plano para derrotá-la

Primeiro, discutindo uma "reforma alternativa", que eliminando alguns itens mais impopulares teria o mesmo resultado da proposta de Bolsonaro e Maia: destruir as aposentadorias de milhões. Agora, os governadores do PT se articulam com Maia para que a reforma federal valha para seus Estados. Todos os capitalistas fazem isso, e todos governadores do PT e PCdoB também.

terça-feira 18 de junho de 2019 | Edição do dia

Imagem: Rodrigo Maia e Wellington Dias, governador do PT no Piauí

O PT e o PCdoB já emitiram mais de uma carta dos governadores do Nordeste afirmando sua aceitação da reforma da previdência. Falaram na última carta que “todos reconhecem” a necessidade da reforma. Primeiro, discutindo uma "reforma alternativa", que eliminando alguns itens mais impopulares teria o mesmo resultado da proposta de Bolsonaro e Maia: destruir as aposentadorias de milhões. Agora, os governadores do PT se articulam com Maia para que a reforma federal valha para seus Estados. Todos os capitalistas fazem isso, e todos governadores do PT e PCdoB também. Rodrigo Maia já se reuniu mais de uma vez com os governadores da região Nordeste para formalizar esse criminoso acordo e para que os governadores “se engajem” em conquistar votos em prol da famigerada reforma.

Independentemente da formalização do acordo, ele já é a realidade. Os governadores já deram mil mostras de apoio, tanto que o próprio Bolsonaro já os usou para fazer propaganda favorável a essa imensa retirada de direitos. Este acordo também já é realidade na absoluta calmaria e falta de plano das centrais sindicais para dar continuidade ao dia 14 de junho. Não oferecer nenhum plano é parte concreta dessa aceitação. Já temos visto até alguns senadores do PT se arriscando a ir ao púlpito defender esse disparate, como fez recentemente Paulo Paim (PT-RS).

Na prática, apesar das diferenças de atuação e papeis das centrais, dos parlamentares e dos governadores, todos eles, tem um mesmo norte: concordam com a reforma, concordam que os trabalhadores paguem pela crise capitalista, e consideram que a negociação com Maia é uma vitória.

Diante desse cenário, Felipe Guarnieri, operador de trem da Linha 1-Azul do metrô de SP e dirigente do MRT, opinou: “Não é verdade que esta reforma de Rodrigo Maia é uma vitória para os trabalhadores, como insinuou Vagner Freitas, dirigente da CUT. Ela mantém tudo que a Bovespa queria. A regra de transição com a idade mínima de 62 anos para mulheres, 65 anos para homens, além da redução do valor já absurdamente baixo da aposentadoria. O resultado é que Maia propõe entregar quase R$900 bilhões para os banqueiros e especuladores da fraudulenta dívida pública. Como isso pode ser uma vitória? Quem fala contra a reforma de Bolsonaro mas defende a reforma de Maia está enganando os trabalhadores. E é exatamente isso que o PT está fazendo. Negociam e aceitam a reforma. Entregam nossos direitos. Nem é preciso mencionar o PDT de Ciro Gomes, que tem na figura da deputada Tábata Amaral uma fervorosa defensora da reforma da previdência, tem que debate a portas abertas com ninguém menos que Rodrigo Maia e Paulo Guedes.

Felipe Guarnieri

Maíra Machado, diretora do sindicato dos profissionais da educação de São Paulo (APEOESP) pela oposição declarou : “Os parlamentares do PT e PCdoB estão enganando a juventude e os trabalhadores com discursos contra a reforma enquanto seus governadores já aceitaram e estão ajudando a mesma a ser aprovada. São exímios ’doadores de governabilidade’ a Bolsonaro e Maia, assumindo para si parte importante do ajuste fiscal. Uma vergonha. Outra prova da aceitação desta reforma pelo PT e pelo PCdoB está mostrada pelo fato que tanto a UNE como a CUT não estão organizando absolutamente nada para derrotar a reforma (a UNE convoca uma "marcha a Brasília pela educação" no dia 12 sem qualquer relação com a batalha contra a reforma da previdência). Sem nenhum plano é evidente que a Câmara e o Senado irão aprovar o ataque que Bolsonaro, Guedes, Maia, a Bovespa, e os governadores do PT/PCdoB querem. O PSOL, principal partido à esquerda do PT, deveria como mínimo romper com o bloco parlamentar que tem com o PT e denunciar essa política. É preciso denunciar essa aceitação da reforma pelo PT e pela burocracia sindical para que cada jovem e trabalhador tenha consciência disso e possa exigir à CUT e à CTB a imediata retirada de todas negociações e um urgente plano de lutas.”

Maíra Machado

Essa criminosa aceitação do ataque da reforma da previdência acontece em meio a tremenda crise política no país, que ofereceria oportunidades para os trabalhadores. Guarnieri opinou sobre isso, dizendo: “É ainda mais criminosa essa aceitação da reforma pelo PT quando fica evidente que o governo Bolsonaro está enfrentando uma grande crise política com os vazamentos da Lava Jato - que mostram que sempre foi uma operação pró-imperialista em prol do golpe institucional e da manipulação das eleições de 2018 - e com os atritos de Guedes e Maia. Este é o momento para os trabalhadores derrotarem toda a reforma; ao contrário disso, a traição das centrais e a política do PT são um obstáculo para que a classe trabalhadora entre em cena como fator político independente. Podemos dar um fim à chantagem capitalista que obriga a juventude a escolher se tem dinheiro para a educação ou direito de se aposentar, podemos acabar com o discurso de que faltam recursos e mostrar como a reforma da previdência tem como objetivo oferecer mais dinheiro aos donos da ilegal e ilegítima dívida pública. É para garantir o aumento do lucro dos empresários que deram um golpe no país; é para isso que Moro e Dallagnol tanto intervieram na política. Mas não, não é isso que o PT quer, prefere deixar passar a reforma depois de ter feito uma ou outra modificação mas deixando o essencial passar, deixando a ideia fundamental, que os trabalhadores trabalhem até morrer.”

"A CSP-Conlutas, dirigida pelo PSTU, não fala uma vírgula crítica à conduta traidora das centrais no 14J, ao invés disso se dedica a louvar acriticamente a "unidade de aparato" das burocracias sindicais - que levou à divisão por baixo dos trabalhadores, com a exclusão dos rodoviários da greve - e considera, como faz em seu artigo público, que a saída agora é um abaixo-assinado contra a reforma para Rodrigo Maia...Isso não é mais que cobrir pela esquerda a traição da UGT, Força Sindical, com a cumplicidade da CUT e da CTB. Isso não levará a avançarmos a unidade dos trabalhadores por objetivos claros na luta de classes, e sim apenas fortalecer as burocracias que nos impedem. A CSP-Conlutas deve usar seu aparato para exigir um plano prático de ação à CUT e à CTB pela derrubada da reforma."

Veja aqui: CUT e CTB: Onde está o plano de luta para derrubar a reforma da previdência?

Maíra Machado concluiu afirmando : “O PT prefere mostrar para a burguesia que eles também são responsáveis com os negócios capitalistas, e assim, quem sabe, conseguir que libertem Lula e aceitem novamente o PT para a administração do capitalismo do país. De nossa parte, apesar de não concordamos com a estratégia política do PT e criticar violentamente como o PT assimilou para si todos métodos corruptos do capitalismo somos veementes críticos à Lava Jato desde sempre e exigimos a imediata libertação de Lula. A crise que temos no país exige que unamos a força da juventude e da classe trabalhadora. Podemos derrotar toda reforma da previdência e começar a oferecer uma resposta independente na crise do país. Não podemos separar a luta econômica da batalha política. Contra os ajustes neoliberais do governo e os cortes à educação, precisamos levantar um programa para que os capitalistas paguem pela crise. O governo quer uma nova "geração perdida", esmagada pelo desemprego e a precarização do trabalho (como nos serviços de aplicativo Rappi, iFood, etc.). Contra a reforma da previdência, exigimos o não pagamento da fraudulenta dívida pública, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial para atacar o flagelo do desemprego e da precarização na juventude.

"Diante da crise aberta com a Lava Jato pró-imperialista, é preciso dizer: contra essa democracia manipulada por juízes politicamente interessados, exigimos que os juízes sejam eleitos pelo povo, revogáveis a qualquer momento e recebam o mesmo salário de uma professora, abolindo suas verbas auxiliares. Para acabar com a farra de empresários e políticos corruptos, que atinge todos os partidos dominantes, todos os julgamentos por corrupção devem ser realizados por júris populares, abolindo os tribunais superiores."




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias