Gênero e sexualidade

PODCAST FEMINISMO & MARXISMO

[PODCAST] RELANÇAMENTO | 07 Feminismo e Marxismo - Rosa Luxemburgo

Para comemorar os 150 anos de Rosa Luxemburgo, o PodCast Feminismo e Marxismo do Esquerda Diário e do Pão e Rosas, relança o episódio especial lutadoras: Rosa Luxemburgo.

quinta-feira 4 de março| Edição do dia

No mês da luta das mulheres, uma das melhores formas de reivindicar tal luta é resgatar as imensas lições deixadas pela teoria e prática de uma das grandes dirigente revolucionária que completaria 150 de vida, a grande águia Rosa Luxemburgo. Essa grande dirigente que, o lado de Lênin e Trótski, deixou um legado imensurável do marxismo revolucionário até os dias de hoje.

Por isso o podcast Feminismo e Marxismo, uma iniciativa do grupo Pão e Rosas e do Esquerda Diário, fez, no dia 31 de março de 2020, um episódio todo dedicado à Rosa Luxemburgo. Com Diana Assunção e a participação de Natalia Angyalossy e Flavia Valle, o podcast busca resgatar os principais debates e polêmicas em torno da “águia da revolução”. Convidamos a todos a ouvir e reouvir este episódio.

🎧 ONDE OUVIR

📍 AudioBoom

📍 Spotify

📍 Youtube

📍 Apple Podcasts

📍 Castbox

📍 Facebook

Deixamos aqui também o compilado das referências citadas neste episódio:

💻 - Filme

. Rosa Luxemburgo. De Margarethe von Trotta, de 1986

📖 - Livros

. Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação. Paul Frölich, 2019.

. Rosa Luxemburgo: Vida e Obra - Volumes I, II e III. Isabel Loureiro, 2003.

. Reforma ou Revolução? Rosa Luxemburgo, 1899 1ªed.

. Rosa vermelha. Kate Evans, 2017.

Além disso, o o campus virtual do Esquerda Diário no próximo dia 5 de março, relançará o curso sobre o Marxismo de Rosa Luxemburgo, ministrado em 4 aulas por Diana Assunção, dirigente do MRT e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas. O campus disponibiliza a emissão de certificado para os alunos e as inscrições podem ser realizadas pelo site do Campus Virtual. O curso também estará disponível pelas plataformas do Youtube e em versão Podcast no Spotify.

E, com a proximidade do dia 08 de março, dia internacional da mulher, o grupo de mulheres Pão e Rosas realizará uma plenária aberta por um feminismo socialista. Esse convite não é apenas para "mais um encontro virtual’, em meio de uma pandemia de encontros virtuais. É o convite para dividir, como disse outra companheira, "o peso gostoso de ’levar sobre nossas costas uma partícula do destino da humanidade’". O convite para a Plenária do Pão e Rosas é o de guerrear contra as misérias da vida; é o convite que quando aceitei, há 10 anos atrás, transformou a minha vida pequena em uma vida plena de sentido, sentido esse que a cada nova companheira que participa, se torna cada vez maior. Precisamos ser muitas.

* * * * * * * * *
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Tópicos relacionados

Gênero e Sexualidade   /    PodFem&Marx   /    Campus Virtual   /    Especial Rosa Luxemburgo: águia da revolução   /    Pão e Rosas   /    Mulheres   /    Rosa Luxemburgo   /    Feminismo   /    PODCAST   /    Marxismo   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar