Internacional

FRENTE DE ESQUERDA E DOS TRABALHADORES

Os resultados da histórica eleição da Frente de Esquerda argentina em Jujuy

Em 22 de outubro, a Frente de Esquerda, liderada por Alejandro Vilca, realizou eleições históricas em Jujuy, com 63.512. Crescendo em toda a variada geografia de Jujuy, conquistou 4 deputados provinciais, 2 conselheiros em San Salvador, 2 conselheiros em Libertador Gral. San Martín e 1 conselheiro em Palpalá.

quarta-feira 1º de novembro| Edição do dia

Em 22 de outubro, a Frente de Esquerda, liderada por Alejandro Vilca, realizou eleições históricas em Jujuy, com 63.512. Crescendo em toda a variada geografia de Jujuy, conquistou 4 deputados provinciais, 2 conselheiros em San Salvador, 2 conselheiros em Libertador Gral. San Martín e 1 conselheiro em Palpalá.

Desde a Puna aos Valles, da Quebrada a Ramal "Vilca tem que estar" tornou-se uma demanda popular onde centenas e milhares espalharam propostas de boca a boca, lutaram e defenderam o voto para que "um de nossos povos" alcance a Legislatura.

Na categoria de Deputado Nacionail, o trabalhador coletor de resíduos e líder nacional do PTS, Alejandro Vilca, obteve 17,74%. E na categoria do Senado Nacional, o economista professor da UNJu e líder do PTS, Gastón Remy, obteve 15,84%.

Alejandro Vilca e Natalia Morales, deputados provinciais eleitos

Para deputados provinciais a Frente de esquerda conseguiu superar a plataforma de registro de eleitores de 5%, o que impediu que essa força entre no Legislativo em 2013 e 2015, obtendo 15,86%. Com este resultado a FIT entra com 4 lugares para a Legislatura Provincial: Alejandro Vilca, em primeiro lugar, destacado pelo trabalhador da Secretaria de Agricultura Familiar e ativista da ATE, Natalia Morales, em terceiro mandato professor e líder do PO, Iñaki Aldasoro; e no quarto mandato Eduardo Hernández, trabalhador da Legislatura provincial, militante do PTS.

Iñaki Aldasoro, deputado provincial eleito no terceiro mandato

A votação da FIT em Deputado Nacional e Provincial por departamentos

• General Belgrano: DN 25,66% / DP: 23,44%
• Palpalá: DN 20,51% / DP: 18,41%
• El Carmen: DN 11,39% / DP: 10,23%
• Cochinoca: DN 13,13% / DP: 10,99%
• Ledesma: DN 19,13% / DP: 19%
• Humahuaca: DN 19,59% / DP: 17,27%
• Rinconada: DN 2,61% / DP: 2,42%
• San Antonio: DN 6,2% / DP: 5,92%
• San Pedro: DN 8,17% / DP: 7,21%
• Santa Bárbara: DN 4,42% / DP: 3,91%
• Santa Catalina: DN 3,63% / DP: 2,84%
• Susques: DN 2,98% / DP: 2,28%
• Tilcara: DN 13,12% / DP: 10%
• Tumbaya: DN 7,76% / DP: 7,16%
• Yavi: DN 13,23% / DP: 11,66%

Eleições extraordinárias para conselheiros

Na cidade de San Salvador de Jujuy, a FIT obteve 23% dos votos, superando em 10 pontos a Frente Justicialista e colocando-se como a segunda força na localidade mais povoada da Província. Com esses resultados, a esquerda conquistou dois assentos no Conselho Deliberativo que serão assumidos pelo jovem estudante de Letras, líder de Pan y Rosas, Andrea Gutiérrez em primeiro mandato; e Guillermo Alemán, trabalhador coletor de resíduos em S. Salvador e militante do PTS, em segundo trimestre.

Andrea Gutiérrez, conselheira eleita em San Salvador

Guillermo Aleman, conselheiro eleito em San Salvador

Em Libertador Gral. San Martín (departamento de Ledesma), a FIT obteve 19,21%, ultrapassando a UCR e colocando-se como a primeira força. Depois de derrotar a tentativa de fraude com a mobilização popular, dois conselheiros entram: Miguel López, professor e jornalista, líder do PTS; Luis Guerra, estudante terciário, referência da Juventude do PTS em Libertador.

Miguel López, conselheiro eleito na LGSM

Nesta cidade "aldeia engenho" está localizado o Ingenio Ledesma e seu complexo agroindustrial que emprega 7.000 trabalhadores e que tem seu proprietário Carlos P. Blaquier impunemente por crimes contra a humanidade.

Luís Guerra, conselheiro eleito na LGSM

Na cidade siderúrgica de Palpalá, a FIT foi consagrado como a segunda força com 12,36%, superado por apenas 180 votos da Frente Justicialista liderada pelo filho do empresário Rubén Rivarola, atual deputado. O trabalhador e delegado da Aceros Zapla, Julio Mamaní, membro do PTS, entra como conselheiro.

Julio Mamani, conselheiro eleito em Palpalá

Calilegua (departamento Ledesma): 4,8% FIT a conselheiros.
Fraile Pintado (departamento Ledesma): 1,5% FIT conselheiros.
Perico (departamento El Carmen): 8,35 FIT conselheiros.
Monterrico (departamento El Carmen): Conselheiros: 6,79% FIT.
El Carmen (departamento El Carmen): Conselheiros FIT 6,75%.
San Pedro (departamento San Pedro): Conselheiros FIT 6,23%.
La Esperanza (departamento San Pedro): Conselheiros 4,89% FIT.

As famílias do engenho La Esperanza, que com 11 dias de greve e barreiras conseguiram parar um primeiro ataque pelo governo em suas condições de trabalho, deram um grande apoio à Frente de Esquerda liderada nesses locais por trabalhadores como Silvio "Chopper" Egüez e Nicolás Rueda. A luta que vem está contra o plano de demissões maciças.

La Quiaca (departamento Yavi): conselheiros 7,94% FIT.

Abra Pampa (conselheiro do departamento de Cochinoca) 11,50% FIT, com candidatos trabalhadores de Mina El Aguilar como Alfonso Llampa.

El Aguilar (departamento de Humahuaca): conselheiros 6.48% FIT, com uma lista composta por trabalhadores da emblemática Mina El Aguilar, cujos trabalhadores organizaram dois "aguilarazos" em 69 e 73, e cujo empregador participou do sequestro, desaparecimento e tortura de trabalhadores e parentes e continua impune até hoje.

Huacalera (departamento de Tilcara): 4.12% FIT para a Comissão Municipal.

Tradução Douglas Silva




Comentários

Comentar