×

A ARTE DE J.R. E OS PORTUÁRIOS FRANCESES | Os containers que abalam a França

Este mural maravilhoso que está bastante popular no Facebook é do artista J.R., junto a trabalhadores portuários e está expressando o poder da classe trabalhadora em greve na França! Todo apoio aos portuários da França em greve geral contra as reformas trabalhistas de Holande!

quarta-feira 15 de junho de 2016 | Edição do dia

Sobre a foto: J.R. é um artista do grafite Francês que há anos vem explorando a relação entre a "coisa" e a "história da coisa". Em cada parede, em cada cidade, fábrica ou vila ele produz murais gigantescos com fotografias humanas das pessoas trabalhadoras locais. Através deste trabalho, invariavelmente, cada "coisa" é humanizada através do poder da fotografia, ou melhor cada coisa é demolida como coisa "em si", e então aparecem a "história das coisas"; aparecem os rostos, os punhos, as rugas, os dentes, os olhos, o poder da inspiração das pessoas que produziram as coisas. Invariavelmente aparece que por trás de cada coisa existem indivíduos fazendo a história.

Cada container, muro, ponte, outdoor, ou produto, tem inspiração, amor, ou paixão humana; que guia as pessoas que os ajudaram a produzir. E o conjunto destes indivíduos é a classe trabalhadora que tudo produz. Nesta classe as grandes paixões tem em comum, na maioria das vezes - na vida normal, cotidiana - o anonimato, a perenidade. Porém em momentos extraordinários esta paixão se coloca como protagonista central: da arte de construir um mundo novo.

Por isso é realmente emocionante ver as fotos de JR empalmarem com um movimento grevista como o dos portuários na França. Pelo menos desde 2014 o artista vem fazendo obras junto destes trabalhadores portuários, como este maravilhoso vídeo.

Além disso o mesmo fez trabalhos semelhantes por toda a periferia de Paris e em vários países da África, em Cuba, na China, nos Estados Unidos e no morro da providência, Rio de Janeiro, Brasil.
A arte desnuda a vida, precisamos é acabar com o poder dos parasitas que impedem esta prática, de desnudar a vida, bem comum. Viva a luta dos trabalhadores Franceses!

Conheça um pouco mais da arte de J.R. aqui

Texto publicado no facebook




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias