Internacional

SUPLEMENTO DA FT-QI

Organizações simpatizantes na Costa Rica, no Perú e na Itália

quinta-feira 16 de maio| Edição do dia

Na conferência internacional da Fração Trotskista, realizada em 2018, participaram também, em caráter de simpatizantes, organizações da Costa Rica, Perú e Itália.

Na Costa Rica, o grupo Organización Socialista participou ativamente das mobilizações e greves do ano passado contra o ajuste do governo Carlos Alvarado e do FMI. Também participaram do movimento de mulheres e da luta pelo direito ao aborto, através da agrupação Pan y Rosas, que na mobilização do último 8 de março organizou um bloco com 100 trabalhadores e jovens.

Os companheiros da agrupação Resistencia Sur (RS), do Perú, vem atuando em meio à profunda crise política que o país vive, com uma política de independência de classe dos partidos tradicionais e da centroesquerda da Frente Ampla de Verónika Mendoza. Também participam ativamente da luta dos professores, na solidariedade com as greves de mineiros, mediante uma intervenção destacada no movimento de mulheres com a agrupação Pan y Rosas. Resistencia Sur está preparando para o final de maio sua Conferência Fundacional para por de pé uma nova organização operária, socialista, revolucionária e internacionalista, com dezenas de companheiras e companheiros nas cidades de Tacna, Arequipa, Moquegua e Lima.

A Frazione Internazionalista Rivoluzionaria (FIR), da Itália, foi constituída em 2017, depois da ruptura de um setor dinâmico de juventude do Partito Comunista dei Lavoratori (PCL), italiano. Desde então, vem publicando o periódico digital La Voce Delle Lotte (A Voz da Luta) para intervir nos debates da esquerda italiana e para dar expressão às lutas das mulheres, da classe trabalhadora e da juventude. Possui núcleos de militantes em Roma, Nápoles e Bolonha. São parte de um Comitê de Enlace com a FT e estão preparando sua Conferência programática na qual discutirão sua integração plena nessa organização. Já estamos trabalhando fraternalmente em comum e são parte da organização da Universidade de Verão internacionalista que será realizada no mês de julho no sul da França.




Tópicos relacionados

Fração Trotskista (FT-QI)   /    Internacional

Comentários

Comentar