Política

LULA

ONU acolhe liminar para que Lula exerça seus direitos de candidato presidencial

Comitê Internacional de Direitos Humanos determinou hoje que Lula deve ter livre acesso à mídia.

sexta-feira 17 de agosto| Edição do dia

Segundo fontes vinculadas ao PT, o Comitê de Direitos Humanos da ONU acolheu pedido liminar dos advogados de Lula, Valeska Teixeira Zanin Martins e Cristiano Zanin Martins, juntamente com Geoffrey Robertson QC, e determinou ao Estado Brasileiro que “tome todas as medidas necessárias para permitir que o autor [Lula] desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido politico” e, também, para “não impedir que o autor [Lula] concorra nas eleições presidenciais de 2018 até que todos os recursos pendentes de revisão contra sua condenação sejam completados em um procedimento justo e que a condenação seja final” (tradução livre).

A decisão reconhece a existência de violação ao art. 25 do Pacto de Direitos Civis da ONU e a ocorrência de "danos irreparáveis a Lula na tentativa de impedi-lo de concorrer nas eleições presidenciais ou de negar-lhe acesso irrestrito à imprensa ou a membros de sua coligação política durante a campanha", segundo o site de campanha de Lula.

Como viemos denunciando no Esquerda Diário, cada centímetro do processo eleitoral está sob tutela do Judiciário e da Lava Jato, com o objetivo de aprofundar o golpe institucional: querem escolher a dedo o próximo presidente com o objetivo de aprofundar os ataques dos empresários e seus políticos, ligados à direita, ao agronegócio, às Forças Armadas e à Igreja, tudo isso apoiado por interesses estrangeiros das empresas e estados que dominam o mundo.

Não apoiamos o voto em qualquer das candidaturas do PT; batalhamos por superar a tragédia da conciliação de classes petista com um projeto de independência de classes dos trabalhadores. Mas somos incondicionalmente contra a prisão arbitrária de Lula e somos intransigentes na defesa do direito do povo votar em quem quiser.




Tópicos relacionados

Prisão de Lula   /    Golpe institucional   /    PT   /    Lula   /    Política

Comentários

Comentar