Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"O regime, com Boric, quer restaurar o Chile desafiado na rebelião popular", diz Dauno Tótoro

Diana Assunção

"O regime, com Boric, quer restaurar o Chile desafiado na rebelião popular", diz Dauno Tótoro

Diana Assunção

Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Dauno Tótoro, dirigente do Partido dos Trabalhadores Revolucionários(PTR), do Chile, para comentar e debater sobre a experiência dos processos da luta de classes chilenos e as tarefas para a organização da classe trabalhadora no próximo período, sob o governo Boric. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

Dauno Tótoro, o convidado desse Esquerda em Debate, iniciou o debate fazendo um resgate da rebelião chilena de 2019 e a enorme força e potencial que se mostraram durante o processo de diferentes setores populares. Ao mesmo tempo, refletiu sobre os elementos que impediram a passagem da rebelião para um processo revolucionário aberto, entre eles o freio imposto pelas burocracias sindicais para que se pusesse em cena a classe trabalhadora como sujeito político. Também tratou da forte repressão do governo de Piñera contra as manifestações e o posterior desvio institucional alimentado pelos partidos do regime, juntamente com o Partido Comunista e os demais partidos reformistas. Canalizando aquela revolta para a via institucional por meio da convenção constituinte controlada pela direita e da eleição de Boric, que ainda que eleito, enfrenta dificuldades ao frustrar as expectativas de uma população que deseja mudanças profundas. Dauno e Diana abordam a tentativa de governar junto aos partidos tradicionais, sem romper nenhum pilar do capitalismo chileno, as armadilhas do "mal menor" e as perspectivas para a auto-organização da classe trabalhadora.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Apruebo Dignidad Chile]   /   [Presos políticos no Chile]   /   [Eleições Chile 2021]   /   [Convenção Constituinte no Chile]   /   [Rebelião no Chile]   /   [Frente Ampla no Chile]   /   [Chile]   /   [Debates na esquerda]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários