SOCIALISMO / MARXISMO / ENGELS / MARX /

O que é socialismo [segundo Engels]?

Gilson Dantas

Brasília

terça-feira 21 de janeiro| Edição do dia

Foi realizado, na Universidade de Brasília, um debate sobre o conceito de socialismo em Engels, em recente encontro do grupo de estudos da UnB, Marx e a dialética, que procurou levantar questões sobre a atualidade do socialismo e os problemas do uso indeterminado deste conceito.

Promovido pelo Esquerda Diário,esse grupo vem funcionando desde a Semana Universitária de setembro de 2019.

Como textos-base foram utilizados, de K. Marx, o capítulo 24 de O capital, e o texto, de Engels, Breve história do socialismo [1].

E como questão essencial do debate, para além do conceito de socialismo em Engels, da sua atualidade, foi feita uma breve incursão sobre por que surge o capitalismo.

Como entender o conceito científico de socialismo e sua atualidade? E por que o socialismo é uma necessidade do real a partir das contradições da sociedade capitalista? Por que este sistema, o capitalismo, está em decadência?

A exposição – assim como o debate - foi atravessada por questões como: Qual a origem da riqueza moderna? Qual o significado – para a moderna concepção de socialismo – do fato de que vários países já mostraram, no real, ser possível viver sem o capitalismo? Por que o capitalismo entra em decadência? Que critério para se avaliar se estamos evoluindo para uma sociedade livre? Qual o problema – corriqueiro hoje em dia - de se lançar mão da palavra socialismo de forma indeterminada?

De onde vem essa contradição de que a civilização sai da barbárie e, a certa altura, recria a barbárie urbana-moderna?

As ideias de Engels sobre socialismo e capitalismo continuam atuais em que sentido? O socialismo é uma utopia?
É possível afirmar que o capitalismo se move carregando no seu seio conflitos insanáveis? Por que surge o capitalismo? Por que na Europa?

[1] – Os dois textos integram o livro Breve introdução a O capital de Marx, Gilson Dantas [org] Ed Ícone, Brasília, 2008.

Caso lhe interesse, você pode conferir a intervenção de abertura no vídeo abaixo, de 45 minutos.




Tópicos relacionados

Engels   /    Grupo de Estudos Marx e dialética/UnB   /    Socialismo   /    Marxismo

Comentários

Comentar