×

MACHISMO | "O processo de Alexandre Frota é contra mim, mas a luta contra o machismo é coletiva"

Gostaria em primeiro lugar de agradecer o apoio que o Esquerda Diário vem dando ao caso desde o início. Soube que a notícia a respeito do processo teve muitos acessos e curtidas, agradeço muito às suas leitoras pelo apoio. Apesar de o processo estar sendo movido contra mim, a questão não é individual, mas coletiva.

quarta-feira 5 de agosto de 2015 | 09:42

O portal Esquerda Diário entrevistou Sâmia Bomfim, do coletivo feminista Juntas! e da Secretaria de Mulheres do Sintusp sobre o processo movido por Alexandre Frota. Na última semana a denúncia feita pelo Esquerda Diário chegou a mais de 14 mil curtidas, com ampla divulgação nas redes sociais. Veja também a petição online que coletivos feministas estão impulsionando em solidariedade à Sâmia e pedindo a prisão de Alexandre Frota.

Esquerda Diário: O que você achou do processo que Alexandre Frota está movendo contra você?

Sâmia: Quando recebi a notificação, custei a acreditar que fosse de verdade. É muito absurdo. Ele quer sair do papel de culpado para o papel de vítima, quer criminalizar quem se indignou um relato de violência sexual em rede nacional.

Esquerda Diário: Você acha que o estupro é algo banalizado em nosso país?

Sâmia: Sim. Não é a toa que Frota se sentiu à vontade para dar aquelas declarações em rede nacional. A grande mídia estimula e lucra com a cultura do estupro. Cenas de violência contra a mulher são recorrentes na televisão, na maioria das vezes tratadas com naturalidade e/ou em tom de piada. O governo também tem sua grande parcela de culpa, pois se isenta de responsabilidade diante de um país em que uma mulher sofre violência sexual a cada 12 segundos. Os programas de combate à violência contra a mulher são ínfimos, e estão ainda mais fragilizados este ano com os ajustes promovidos por Dilma e Levy.

Esquerda Diário: Qual a importância da campanha e da petição online?

Sâmia: A petição online é importante para divulgar o processo que está sendo movido contra mim e para tornar a questão coletiva. É um instrumento para dialogar com o maior número de pessoas o possível, fazê-las refletir a respeito da cultura do estupro e estimular que todas se envolvam com a luta contra o machismo.

Esquerda Diário: Que recado você daria para as leitoras do Esquerda Diário que estão indignadas com essa situação?

Sâmia: Gostaria em primeiro lugar de agradecer o apoio que o Esquerda Diário vem dando ao caso desde o início. Soube que a notícia a respeito do processo teve muitos acessos e curtidas, agradeço muito às suas leitoras pelo apoio. Apesar de o processo estar sendo movido contra mim, a questão não é individual, mas coletiva. É um ataque que um sujeito machista quer promover a todas as mulheres e ativistas que lutam contra o machismo. No último período, muitas mulheres em todo o mundo têm usado as redes para promover campanhas e debater política, e tem saído às ruas para lutar por mais direitos. Os machistas que estão sendo denunciados querem que as mulheres sintam medo e parem de reivindicar seus direitos, mas não vão conseguir.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias