×

EDITORIAL | O fortalecimento relativo de Temer e o desafio da esquerda

O governo Temer já completa quase dois meses de interinidade. Em maio, com a queda do terceiro ministro do governo golpista e o envolvimento direto de Temer nas delações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, a conjuntura era de instabilidade do governo no âmbito político, ainda que de relativa recuperação da economia.

André Barbieri São Paulo | @AcierAndy

terça-feira 19 de julho de 2016 | Edição do dia

Não havia luta de classes mais profunda ou choques diretos entre os trabalhadores e a patronal, em função do papel da burocracia sindical da CUT/CTB em paralisar qualquer resistência ao golpe com os métodos da classe trabalhadora, enquanto Lula e o PT conciliam com a direita – inclusive votando em Rodrigo Maia do DEM para a Câmara – com a estratégia eleitoral de “oposição responsável”.

De lá para cá, houve mudanças importantes, no marco da permanência de uma enorme politização e da polarização social que aprofunda a crise dos partidos tradicionais da elite dominante.

A sangria de ministros cessou, assim como o nome de Temer foi afastado provisoriamente do centro do turbilhão. A renúncia de Cunha, com a entrada do direitista Maia na presidência da Câmara, debilita os partidos do “novo Centrão” e favorece o governo. A Lava Jato segue gerando imprevisibilidades (lança denúncias contra Padilha), mas depois de amedrontar os políticos, concedeu um “período de graça”. Quanto mais se aproxima o início de um segundo semestre marcado pela preparação das eleições de outubro, mais o Judiciário fortalece seu papel de árbitro autoritário. A enorme propaganda das privatizações deixa a patronal com grandes expectativas sobre os ataques que Temer fará uma vez concluído o impeachment no Senado, e mais ainda depois de outubro.

Podemos dizer que os fatores acima fortaleceram provisoriamente o governo Temer na conjuntura – ressaltando o caráter relativo deste fortalecimento.
Este fortalecimento relativo de Temer faz com que os governos sintam as mãos mais livres para atacar. Elementos pontuais mais reacionários, como a dura repressão aos secundaristas em SP e no RS, surgem no marco desta recomposição instável.

Estes elementos, entretanto, não compõem situação reacionária, e sim uma situação de transição, entre a alta instabilidade gerada pelo golpe institucional e uma relativa estabilização, que traz consigo alguns elementos de direita, mas que não dão o tom de conjunto, que é bastante heterogêneo e segue no marco da etapa aberta por junho de 2013, uma vez que os grandes combates na luta de classes pós-golpe ainda não vieram.

As forças da classe trabalhadora não foram derrotadas. Seguem intactas, e a experiência crescente com este governo da direita e a traição do PT abre grandes espaços para a esquerda em meio à polarização social e política que golpeia em cheio os partidos tradicionais da elite e seu regime político.

Isto é muito importante para nós trabalhadores: entendermos o momento preparatório e a necessidade de fortalecer a organização e a luta dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos, buscando fundir a esquerda revolucionária e o movimento operário, com o objetivo de construir um grande partido independente dos trabalhadores.

A isto chamamos “leninismo no século XXI”, pois a maior experiência de organização da classe trabalhadora com “seu” partido político foi a que conduziu Lênin no processo que culminou na Revolução Russa de 1917. A serviço desta tarefa audaz é que nós do MRT – junto à intervenção nas estruturas de trabalho e ensino, e nos principais processos de luta contra os ataques do governo golpista, exigindo que as centrais petistas saiam de sua paralisia criminosa e convoquem uma greve geral e um plano de luta sério, e o lançamento de nossa pré-candidaturas anticapitalistas – chamamos todos a colaborar conosco, escrevendo e difundindo, o projeto da Rede Internacional Esquerda Diário, para que organizemos cotidianamente a voz e força daqueles que querem combater o golpe institucional desde uma perspectiva de independência de classe.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias