Teoria

O CAPITAL/ 150 anos

O capital de Marx 150 anos depois – dialogando com o mundo de hoje?

Gilson Dantas

Brasília

domingo 31 de dezembro de 2017| Edição do dia

Sim, existe quem considere que, passados 150 anos, a obra prima de Karl Marx ficou obsoleta. Para tais pessoas, O capital não mais dialogaria com o nosso tempo a não ser – na melhor das hipóteses – como uma obra genial ou colossal de OUTROS tempos, não mais válida hoje.

A palestra de 56 minutos, que você pode conferir abaixo, em vídeo, procura trazer uma visão mais realista. Tenta fazer uma abordagem daquela obra memorável de Marx através de perguntas e procurando permanecer na perspectiva com a qual nosso autor escreveu sua obra: em chave revolucionária.

Com que propósito Marx escreveu O capital?
O capital possui um núcleo político claro ou se trata apenas de uma obra econômica, essencialmente econômica e abstrata?

Aliás, por que Marx trabalha com categorias abstratas? Por que ele simplesmente não opera com categorias fáceis de medir como inflação, base monetária, com preços ou, por exemplo, com regras de contabilidade e matemática de compra e venda, de estoques, de demanda?

Por que O capital é economia ... política?
Qual o segredo mais bem guardado do capitalismo e que Marx revela, com todas as digitais, no seu O capital?

O que é o capital? Um monte de dinheiro? Uma relação social? Dinheiro que rende dinheiro?

Sempre existiu o capital? Então o que existe de específico na obra de Marx? Pode ser aplicada a qualquer época? E por que o capitalismo surgiu naquele canto da Europa e não em outro lugar? Por que rapidamente tomou conta do mundo?
Se o trabalhador recebesse apenas pelo que produziu, a sociedade capitalista se manteria de pé? O patrão teria interesse em empregá-lo?

Somente na base do senso comum, será que podemos entender o capitalismo e suas leis?

Quais as determinações que mostram que o capitalismo está inteiramente fundado na espoliação da força de trabalho humano e na opressão?
O trabalhador é uma mercadoria? Quais as implicações, para a economia política, do fato do trabalhador pensar, sentir e ter vontade ... política?

Por que o capitalismo segue de pé 150 anos depois de Marx prognosticar o seu fim?
A palestra a seguir – que trata desses e de outros temas - foi realizada na comemoração dos 30 anos do NEPPOS, Universidade de Brasília, em 23/10/2017, seguida de um debate produtivo entre o público presente.
Pode lhe interessar:




Tópicos relacionados

O Capital   /    Capitalismo   /    Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar