×

PRIMEIRO DE MAIO | O MRT no 1 de Maio em Campinas

sábado 2 de maio de 2015 | 00:01

O Esquerda Diário entrevistou o dirigente do MRT-Campinas e professor em greve, Danilo Magrão durante o ato do 1 de Maio em Campinas.

ED: Qual a importância, hoje, deste 1 de Maio para os trabalhadores?

Neste 1 de Maio, todos os trabalhadores do país inteiro têm que se levantar contra a repressão no Paraná e a selvageria do governo Beto Richa (PSDB), mas também, tem que colocar claramente quem são seus inimigos. O inimigo fundamental é o PT, que vem precarizando e atacando as condições de trabalho dos trabalhadores, não somente através das MPs, mas também estendendo e aplicando a terceirização, como fez em seus 12 anos de governo.

ED: Como unificar as greves em curso na educação no país, para que estas saiam vitoriosas?

Hoje, temos no país 8 estados com greves, inclusive com uma greve num município cuja prefeitura é do PSOL, um absurdo para toda a esquerda. A gente percebe uma grande disposição de luta dos professores para construírem suas greves. No estado de SP, tá há mais de 1 mês greve e agora, o Paraná, que voltou em greve. O que achamos é que tem que ter uma verdadeira coordenação das lutas em curso, ontem a CNTE, que é dirigida pela CUT, chamou um dia de greve geral da educação, mas que, na verdade só foi um dia para promover as propostas de Dilma. Para nós, as centrais sindicais deveriam estar convocando encontros estaduais e encontros nacionais, que poderiam criar uma verdadeira articulação para derrotar os governos.

ED: Pela 1 vez no governo do PT, a presidenta Dilma não vai fazer seu pronunciamento do 1 de Maio, como você explica isso?

É muito significativo isto, é a primeira vez que isto ocorre em 13 anos de governo do PT. Isto, acontece, na verdade, não é só por medo dos panelaços da classe média, é porque este governo está profundamente desgastado como os trabalhadores de todo o Brasil e está preocupado, como um governo que triplicou a terceirização neste país. Porque a CUT, ao invés de colocar todos estes trabalhadores na rua na verdade, está fazendo jogo de cena. Enquanto Joaquim Levy vai, a mando de Dilma, para Nova Iorque oferecer os trabalhadores terceirizados brasileiros para os empresários norte-americanos. É por isso, é porque Dilma tem vergonha e tem medo dos trabalhadores do país que começam a se indignar também contra o governo do PT.


Temas

MRT    Política



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias