Educação

EXCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR

O INEP dilvugará resultados do Enem nesta quinta-feira (18), a partir das 11 horas

quarta-feira 17 de janeiro| Edição do dia

Os resultados serão divulgados juntamente à entrevista coletiva que será concedida pelo ministro da educação, Mendonça Filho e a presidente do INEP, Maria Inês Fini.

Os candidatos que realizaram o exame no ano passado poderão consultar individualmente os resultados na página do participante mediante inclusão de CPF e senha de acesso.

As notas do Enem podem ser utilizadas para acesso às universidades federais pelo SISU ou a bolsas em universidades privadas pelo PROUNI. Além disto, o Enem também será utilizado para seleção de candidatos ao FIES.

Este é sempre um momento de apreensão por parte dos alunos que almejam uma vaga no ensino superior. Muitos veem no Enem uma forma de adentrar uma universidade de qualidade e ascender socialmente. Contudo, assim como todo o sistema capitalista, o caráter da educação superior no Brasil é elitista e limita o acesso de jovens às poucas vagas disponibilizadas pelo país. Além disto, a cada ano que passa o governo vem avançando com sua política de desmonte das universidades públicas em prol da iniciativa privada. É de conhecimento de todos os desperdícios de verba com o FIES que, além de ser caro para o estudante e deixa-lo endividado após sua formação, serve como fonte de enriquecimento dos grandes grupos educacionais privados.




Tópicos relacionados

ENEM   /    Educação

Comentários

Comentar