×

ORIENTE MÉDIO | O Exército de Israel reprime protestos contra o "plano de paz" de Trump e Netanyahu

Pelo menos 40 palestinos feridos, 3 com impactos de balas, foram o saldo de um dia com manifestações nas cidades mais importantes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

sexta-feira 31 de janeiro de 2020 | Edição do dia

Na quarta-feira, o povo palestino expressou sua indignação nas ruas pelo chamado "plano de paz" lançado unilateralmente por Donald Trump e Benjamin Netanyahu na terça-feira. As cidades de Hebron, Ramallah, Belén, Rafah e áreas do vale do Jordão, entre outros lugares, foram palco dos protestos.

Na maioria dos casos, as mobilizações sofreram severas repressões das forças armadas israelenses que usavam gases, balas de borracha e até munição real, pelas quais dezenas de manifestantes tiveram que ser hospitalizados com problemas respiratórios e ferimentos de bala de borracha , bem como 3 balas de chumbo feridas.

Não satisfeito com isso, o governo Netanyahu anunciou que reforçará as tropas com forças especiais de combate. Dessa maneira, é mais do que clara a intenção da Casa Branca e dos líderes sionistas de impor esse "plano de paz" pela força de gases e balas e, portanto, do caráter colonialista, reacionário e anti-palestino deste "acordo" do século ", como Trump chamou.

Também houve manifestações nos campos de refugiados no Líbano, onde vivem cerca de 600.000 palestinos. Os refugiados, cerca de 4,9 milhões dispersos em vários países, serão diretamente afetados por esse plano, pois fecha as portas à reivindicação histórica do retorno aos seus territórios de origem na Palestina.

Anunciado na terça-feira em uma coletiva de imprensa de ambos os líderes da Casa Branca, o "plano de paz" segue demagogicamente a linha de "dois estados" estabelecidos pelos Acordos de Oslo endossados ​​pela ONU (1993), mas na verdade é muito pior para o povo palestino do que já eram aqueles acordos patrocinados por Bill Clinton que nem respeitavam as fronteiras antes da ofensiva israelense de 1967 e sem mencionar os anteriores a 1948.

Mas agora, além de negar o direito de retorno de refugiados, o plano Trump-Netanyahu retira da Palestina uma nova porção do território da Cisjordânia, nada menos que o fértil vale do Jordão, que também representa nada menos que 30% da Cisjordânia ; declara Jerusalém como a "capital indivisível" de Israel enquanto concede bairros periféricos no Oriente como a capital do suposto estado palestino; legaliza todas as colônias construídas ilegalmente por Israel nos últimos anos e deixa em aberto a possibilidade de maior expansão após 4 anos de implementação dos acordos, entre outros pontos.

O governo palestino (ANP), nas mãos do partido Al Fatah (signatário dos Acordos de Oslo por seu líder histórico Yasser Arafat), teve que sair para rejeitar imediatamente esse plano e chamou de "tapa do século" enquanto tira aos poucos todas as demandas históricas palestinas e convocou os líderes do Hamas (que governam a Faixa de Gaza desde 2007) para uma reunião de emergência que resultou em uma declaração de unidade das facções palestinas contra a ofensiva EUA-Israel.

Os países da região, divididos frente ao plano colonialista

A Arábia Saudita e o Egito o apoiaram abertamente, os Emirados Árabes Unidos, Bahrain e Omã, foram além e enviaram seus embaixadores em Washington para a conferência de imprensa na Casa Branca.

A Jordânia, maior receptora de refugiados palestinos, disse que "é necessária uma paz completa, real e justa com base na solução dos dois estados que encerra a ocupação israelense que começou em 1967".

A Liga Árabe, que convocou uma reunião de emergência para o próximo sábado, divulgou uma declaração afirmando que está "aberta a qualquer esforço sério" para alcançar a paz, mas disse que o plano implica "um grande desperdício dos direitos legítimos da Palestinos em seu território ".

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que o plano proposto pelos Estados Unidos "nunca" será implementado porque palestinos e países muçulmanos se oporão, o que, como vemos, não parece tão claro.

O governo da Turquia, por voz do ministro das Relações Exteriores, disse que “o chamado plano de paz dos Estados Unidos nasce morto. É um plano de anexação com o objetivo de destruir a solução dos dois estados para tomar os territórios palestinos. Mas o povo e a terra Palestina não estão à venda. ”

A solução dos "dois estados" é tão utópica quanto falsa, tanto na versão antiga dos Acordos de Oslo quanto na "recarregada" por Trump e Netanyahu. Utópico, porque o avanço da política colonialista de Israel torna impraticável a demarcação de um território que seria em grande parte ilhas isoladas dentro do estado sionista. Falso, porque a intenção de Trump e Netanyahu, bem como de seus antecessores, não é a paz e a convivência entre dois estados, mas a colonização definitiva do território palestino e a submissão suave e plana de seu povo.

Tudo isso prova novamente que a coexistência fraterna entre os povos árabe e judeu é impossível com o Estado de Israel, um estado que desde seu nascimento pratica políticas de limpeza étnica e de apartheid sistematicamente na população palestina.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias