Educação

SEMANACS - UNICAMP

O Cientista Social na conjuntura de Crise: Começa hoje a Semana de Ciências Sociais da Unicamp

Os estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realizam mais esse ano uma Semanacs (Semana de Ciências Sociais), para realizar debates sobre a atual conjuntura de crise social, econômica e política, além de outros temas sempre urgentes para pensar o país. Confira a programação e participe!

segunda-feira 28 de agosto| Edição do dia

Os estudantes de Ciências Sociais do IFCH estão proporcionando mais uma vez uma Semana de Ciências Sociais com inúmeros debates essenciais sobre a conjuntura em que o IFCH se insere nacionalmente. A semana terá início com um pré-debate que será realizado na noite do dia 28 sobre a Conjuntura Nacional, um debate mais amplo, político e introdutório do tema central da Semana de Ciências Sociais desse ano:

O Ciêntista Social na Conjuntura da Crise

Logo nas primeiras mesas do evento serão trazidos temas fundamentais para refletir tanto o cenário nacional, como o lugar da Unicamp nele. O Negro na Universidade será uma primeira discussão que se insere em um contexto bastante particular da Unicamp e das universidades públicas em crise.

Na Unicamp vive-se uma conjuntura de disputa por um projeto de cotas-raciais, conquistado pela greve estudantil de 2016, ao mesmo tempo em que a reitoria anuncia formas de ampliar a terceirização bruta entre os trabalhadores da universidade, que diz respeito em especial aos negros, que ocupam estes postos muito precarizados.

Em seguida, um debate sobre o Cientista Social no Ensino Médio traz à tona temas como a Reforma do Ensino Médio e sua atual implementação no estado de São Paulo, através da Reforma Curricular, um avalassador ataque aos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, essa que é uma das atividades vitais do cientista social.

Nesse contexto cabe pensar o tema na crise das universidades, que tem hoje na UERJ o seu centro, não atoa a primeira universidade a ter cotas, assim como a questão dos cortes no CNPq, que ameaça retirar a bolsa de centenas de milhares de pesquisadores.

Confira a programação completa e participe!




Tópicos relacionados

crise econômica   /    Unicamp   /    Educação   /    Campinas

Comentários

Comentar