×

ABUSO SEXUAL | Novos escândalos de pedofilia na Igreja Católica

Arceburgo (MG), Monsenhor Enoque Donizetti, 65 anos. Ela, 14 anos.

Frutal (MG), Padre Fabiano Santos Gonzaga, 29 anos. Ele, 15 anos.

Santa Bárbara - MG, Padre Bonifácio Buzzi, 36 anos. Eles, 10 e 15 anos.

Mariana - MG, Padre Bonifácio Buzzi, 42 anos. Ele, 9 anos.

Três Corações - MG, Padre Bonifácio Buzzi, 57 anos. Eles, 9 e 13 anos.

Adriano FavarinMembro do Conselho Diretor de Base do Sintusp

sexta-feira 28 de julho de 2017 | Edição do dia

A Polícia Civil iniciou uma investigação e abriu inquérito para averiguar crime de estupro de vulnerável após ter acesso a um vídeo que circula em redes sociais no qual uma menina de 14 anos, coroinha na Igreja de Arceburgo – interior de Minas Gerais (MG) –, aparece seminua, dopada e sendo obrigada a beijar o clérigo, Monsenhor Enoque Donizetti de Oliveira, 65 anos.

Além da garota ter confirmado os abusos após a mãe ter visto o vídeo, outros coroinhas da Paróquia confirmaram para os policiais que sabiam da situação de abuso da menina e que haviam comunicado o caso para a Diocese de Guaxupé. Inclusive a filmagem foi feita pela própria menina após orientação de outro coroinha para quem ela havia contado sobre os abusos.

Tendo mantido um silêncio cúmplice por todo esse tempo, com a desculpa de estar realizando “apuração interna”, a Diocese de Guaxupé foi obrigada a soltar um comunicado oficial, após o vazamento do escândalo, afastando o referido sacerdote com a cínica justificativa do “intuito de averiguar os possíveis fatos e acontecimentos”. Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé não engana, somente deixaram de encobrir os abusos do padre após o alcance e a publicização do crime. Do contrário, porque não tomaram essa atitude antes, quando avisados pelos coroinhas?

De acordo com o relato da vítima, por duas vezes o padre lhe deu um comprimido rosa que a deixou sem forças, para então cometer os abusos, tendo o primeiro acontecido na própria paróquia após uma celebração ecumênica, em que o padre teria tirado a blusa da menina e a beijado. De acordo com a investigação o vídeo que circula nas redes sociais é de março deste ano e por ao menos duas vezes o padre haveria viajado com a adolescente para a cidade paulista de Mococa onde teria comprado lingerie para que ela usasse.

Em maio desse ano, o padre Fabiano Santos Gonzaga, de Frutal, no triângulo mineiro, foi condenado a 15 anos de prisão por obrigar um adolescente, com distúrbios mentais, a realizar sexo oral nele dentro da sauna de um clube em Caldas Novas. De acordo com o Tribunal de justiça de Goiás, o padre terá que cumprir a pena em regime fechado, porém o caso segue em segredo de Justiça e nenhum outro detalhe sobre a sentença e o processo foi informado. Também neste caso, a Arquidiocese de Uberada, da qual Frutal faz parte, somente comunicou o afastamento do padre após a divulgação do caso.

Em maio de 2016, outro escândalo, o padre Bonifácio Buzzi, 57 anos, teria abusado de duas crianças de 9 e 13 anos, na zona rural de Três Corações. Esse caso é ainda mais absurdo, pois o padre Bonifácio já trazia em seu histórico uma condenação de 1995 em que foi flagrado abusando de dois meninos com 10 e 15 anos em Santa Bárbara – MG, ficando quatro anos em prisão domiciliar. Em seguida, em 2011, foi condenado a quase 20 anos por manter relações sexuais com um menino de 9 anos depois de celebrar missa em uma Igreja em Mariana – MG, tendo sido colocado em regime semi-aberto após cumprir parte da pena.

Esse caso ficou famoso por ter sido citado no filme norte-americano Spotlight – segredos revelados, vencedor do Oscar de melhor filme de 2016, que revela como a Igreja católica acoberta abusos sexuais de crianças e adolescentes praticados por seus sacerdotes. Após essa terceira reincidência e prisão, o padre foi encontrado enforcado em sua cela. Mesmo assim, a Polícia Civil segue as investigações com o objetivo de apurar as responsabilidades pelo retorno do padre às atividades religiosas mesmo estando em regime semi-aberto pelo crime de pedofilia.

O filme Spotlight – segredos revelados, dirigido por Tom McCarthy, rendeu ao periódico o mais importante prêmio de jornalismo do mundo – o Pulitzer e cita as quatro maiores cidades brasileiras envolvidas em escândalos e acobertamentos de casos de pedofilia: Rio de Janeiro (RJ), Franca (SP), Arapiraca (AL) e Mariana (MG).

É importante ver que esses casos não são isolados, mas parte de uma realidade que envolve toda a Igreja Católica. Os próprios dogmas repressivos e a moral conservadora que a Igreja Católica impõe para seus fiéis, e principalmente para seus padres, dão a base do que leva alguns de seus sacerdotes a desenvolverem ações sexualmente violentas. O celibato e a castidade caminham contra as necessidades fisiológicas e vitais do ser humano e aqueles que não conseguem se submeter a esse auto-controle repressivo desta instituição, encontram nos coroinhas e nas crianças em situação de vulnerabilidade as vítimas perfeitas para a realização de seus acessos doentis.

Não é a toa que a alta cúpula da Igreja tenta a todo custo encobrir os casos de pedofilia, pois eles sabem que essas violências e abusos sexuais são consequências diretas da própria moral e dogmas conservadores que eles aplicam aos seus fiéis e padres. E que nenhuma exigência de auto-controle sexual e celibatário baseado na ideia abstrata de “amor em Cristo” é capaz de extinguir esse comportamento nefasto das fileiras da Igreja Católica, mas somente a transformação dos seus dogmas e moral reacionários e conservadores. Algo que a alta cúpula da Igreja não está disposta a abrir mão, pois é justamente o que permite a ela o controle social de seus fieis e, portanto, ser peça-chave para o Estado e a burguesia na manutenção do sistema de dominação capitalista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias