×

Novo filme de Star Wars recebe boicote racista na internet

quinta-feira 22 de outubro de 2015 | 00:22

Depois de 10 anos do lançamento do último filme da segunda sequência de trilogia de 6 episódios da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas, em português), A Vingança dos Sith, a franquia de George Lucas, hoje sob o controle da Disney, resolveu dar continuidade a saga de Star Wars. Apesar da aguardada pré estreia, um grupo, composto por setores reacionários, iniciou uma campanha racista de boicote contra o 7º filme da franquia, O Despertar da Força, alegando que por conta do filme possuir um negro, Flinn, interpretado pelo ator John Boyega ser negro, e uma mulher, Rey, interpretada pela atriz Daisy Ridley serem os principais personagens do novo filme da saga.

A alegação absurda que estes setores reacionários estão fazendo em sua campanha contra o filme O Despertar da Força é de que a franquia não aceita os brancos no filme e que ela promove o ‘’marxismo cultural’’ e o ‘’genocídio branco’’ evidenciado pelo fato dos protagonistas serem um negro e uma mulher. Este fato contra os principais autores do sétimo filme da saga, apenas mostra que o racismo e o machismo são pilares fundamentais para sustentar a sociedade capitalista.

Devemos entender que é impossível de se chegar numa igualdade entre negros e brancos e homens e mulheres dentro do capitalismo, pois este sistema impõe que os negros e as mulheres estejam nas posições mais precárias na sociedade para que possa rebaixar o salário do conjunto dos trabalhadores e explorar a todos cada vez mais. Apenas uma minoria ínfima de negros e mulheres dentro do capitalismo conseguem passar no filtro social para ocupar posições de ‘’status’’ como o autor John Boyega e a atriz Daisy Ridley. No pensamento racista e machista que sustenta o capitalismo, os negros e as mulheres tem que estar em posição inferior ao que o padrão dominante burguês. Longe de ser uma ruptura da ordem burguesa, este tipo de pensamento levado a ultima consequências faz com que setores conservadores não aceitem que os negros não ocupem nem uma posição de ‘’status’’.

Isto mostra que na fase imperialista, o capitalismo que encontra num processo de degradação questiona o seus próprios valores. Na historia da sociedade de classes, os negros sofreram com fatos históricos como da escravidão e espoliação da áfrica. A sociedade capitalista utilizam da miséria da grande maioria dos negros que ocupam posições mais precária para aumentar a sua taxa de lucro. Além de ser desconexo com a própria saga pois já teve autores negros como Samuel L Jackson fazendo o papel do Jedi Mace Windu, Bill Dee Williams interpretando Lando Calrissian, Ahmed Best fazendo o papel de Jar Jar Binks e James Earl Jones que gravou a voz histórica de Darth Vader, as ideias propagadas por este grupo reacionário apenas sustenta que esta ordem que oprime os negros, mas também outros setores oprimidos da sociedade se mantém

Repudiamos estes atos racistas e machistas contra a presença de atores negros e mulheres como protagonistas no filme e que estes casos sejam investigados e seus participantes punidos por estas ações. Que a força (no caso, da classe trabalhadora , dos negrxs, das mulheres e da juventude) esteja com vocês.

Guilherme Almeida e Lourival Aguiar Mahin são fãs de Star Wars e estarão na pré estréia de O Despertar da Força


Temas

Racismo    Cultura    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias