×

TEORIA, POLÍTICA E ECONOMIA | Nova Revista Estratégia Internacional, em breve em português

sexta-feira 29 de janeiro de 2016 | 00:00

A situação internacional está marcada por importantes transformações, que exigem uma análise marxista e revolucionária. A oito anos do início da crise econômica internacional, adentramos em uma nova fase, que coloca diversos debates teóricos, e traz diversas consequências para o mundo. É com esse pano de fundo que o novo número da revista Estratégia Internacional se debruça sobre os contornos da crise econômica na atualidade, que alentaram o surgimento de novas mediações políticas. As expressões mais importantes emergem na Europa, e assumem a feição de um neorreformismo de um lado, e de reação por outro. Outro artigo da revista se dedica a analisar o que significa o Estado Islâmico, e como se trata de uma expressão contrarrevolucionária da derrota da primavera árabe.

Além disso, nesse novo número da publicação internacional da Fração Trotskista-Quarta Internacional dá um especial destaque à situação na América Latina. O mito do descolamento das economias latino-americanas frente à crise econômica internacional caiu por terra. Isso acelerou as mudanças políticas estratégicas que abrangem o continente. A mais relevante delas reveste-se sob a forma de fim de ciclo dos governos pós-neoliberais, com a ascensão de Macri na Argentina, a decadência do chavismo na Venezuela, e a crise política que assola o Brasil, e o novo "diálogo" aberto com os Estados Unidos na Cúpula do Panamá. O conjunto dessas transformações marcam um giro à direita na superestrutura política, que no entanto, não equivale à ausência absoluta de expressões progressistas na luta de classes.

Por último, mas não menos importante,a revista apresenta uma elaboração sobre Trotsky e Gramsci e a democracia capitalista. Nesse artigo se desenvolve um profundo debate teórico sobre o legado de ambos, abarcando temas como a relação entre tática e estratégia no Ocidente, a democracia burguesa e o programa democrático radical, e a importância da teorização e da prática política sintetizada por Trotsky na relação entre democracia radical, frente-única e soviets, hegemonia operária e hegemonia burguesa.

A revista Estratégia Internacional também apresenta artigos sobre a luta das mulheres na Argentina, e resenhas de livros. Em breve será apresentada em sua versão traduzida ao português. Clicando aqui você poderá ler os artigos que espanhol.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias