×

CORRUPÇÃO POLICIAL | No RJ, PMs vendem drogas no lugar dos traficantes ao expulsarem eles de uma boca

Um escândalo que expõe o que há de mais podre dessa polícia racista e que mata a negros e pobres nas favelas.

Ítalo GimenesMestre em Ciências Sociais e militante da Faísca na UFRN

sexta-feira 30 de junho de 2017 | Edição do dia

(Imagem do portal G1)

Uma das gravações feitas com autorização da Justiça para o inquérito da operação Calabar, que terminou com 66 PMs e 22 traficantes presos nesta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, revela policiais militares do Rio de Janeiro tomando uma boca de fumo dos traficantes e assumindo a venda de drogas.

A gravação foi feita em abril do ano passado na favela Parada 40 em São Gonçalo. Como demonstra um trecho do áudio, há fortes indícios de que os PMs fardados foram cobrar a propina, que estava atrasada, mas, quando chegaram a um ponto de venda de drogas, assumiram o lugar dos traficantes, vendendo maconha e cocaína no local. Confira o trecho do áudio.

Traficante: "perdemos, perdemos".
Policial: "deita, deita, deita, deita no chão. Deita no chão p... Pegou o pó?"
Policial 2: "não".
Policial: "tá com ele, tá com ele, tá com ele. Vem, vem, vem, vem, Zequinha. Pode vim. Leva tudo, leva tudo."
Comprador: não, não.
Policial: "p... Leva tudo, leva tudo, vai voltar?"
Comprador: "dá duas vinte (reais) então."
Policial: "dois de vinte (reais), aí ó, pedrão. Vem que vem. Quanto você quer? Três. Três pó de cinco (reais) para o amigo aí. Vai lá, se adianta aí."
Comprador: "desculpa, aí, valeu?"
Policial: suave. "Pode mandar vir que a boca tá vendendo a todo vapor."

Essa fato revela o que há de mais podre dentro dessa corporação assassina, racista, que em nome do combate a violência e à “guerra às drogas” invade casas nas favelas, tacando o terror nos moradores, para assassinar a juventude negra e pobre. Não atoa, pesquisas mostram que a polícia no Brasil mata mais que latrocínios, pois não é uma instituição voltada a responder ao problema da violência no país. Ela é a violência e, como vemos com essa notícia, é também o próprio tráfico de drogas. Seu papel é de encarceramento e extermínio da juventude negra e periférica, assim como de repressão e covardia contra os trabalhadores e sua luta, como mostraram hoje aos trabalhadores que querem derrotar Temer e suas reformas. É preciso lutar pelo fim da polícia no país!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias