×

IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL | "Visto humanitário" mascara pobreza no Brasil e invasão militar no Haiti

Odete AssisMestranda em Literatura Brasileira na UFMG

quinta-feira 21 de maio de 2015 | 00:01

Há mais de um ano a imigração de haitianos para o Brasil explodiu e ao invés de políticas públicas para receber a população tão explorada e oprimida dentro de seu país, que convive a mais de dez anos com as tropas brasileiras ocupando seu território, a maioria dos imigrantes que chegam a São Paulo acabam indo parar na paróquia Nossa Senhora da Paz, no Glicério (centro), referência na recepção dos imigrantes haitianos na cidade.

Acontece que o local não possui a infraestrutura necessária para receber tamanha procura. A Casa do Migrante, como ficou conhecido o local, tem capacidade para receber 110 pessoas no máximo. Nesse domingo (17), a população mais que dobrou de 60 para 140 pessoas. Semana passada o governo do Acre enviou sem avisar à Prefeitura de São Paulo, 968 imigrantes. As condições do local são insustentáveis, contando com apenas 6 banheiros, 3 femininos e 3 masculinos, todos sem chuveiro. Sendo que alguns imigrantes precisam tomar banho no mictório. Devido a negligência dos governos a maioria dos haitianos chegam a São Paulo sem emprego e sem ter onde morar. Indo procurar a paróquia, pois não possuem outra opção.

Após reclamação do prefeito Fernando Haddad, o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, fechou acordo com o governador do Acre, Tião Viana (PT), para que os migrantes haitianos fossem distribuídos por outros estados do país. Segundo o governador do Acre os haitianos não querem ficar no estado. O prefeito Haddad cobra planejamento do governo federal e do Acre. Enquanto isso, o governo Dilma dá visto humanitário, mas não providência questões básicas para o acolhimento dos haitianos.

Centenas de imigrantes haitianos ficam perambulando pelo país sem as mínimas condições de vida. A culpa por essa situação calamitosa em que a população haitiana vive no Brasil é do governo Dilma, mas também do prefeito Haddad, do governador Tião Viana e do PT que garantem que as empreiteiras vão para o Haiti e ganhem bilhões de reais com a reconstrução do país, enquanto atacam a população brasileira com as MPs 664 e 665, com a PL da terceirização. Jogando o povo haitiano a miséria dentro do país. Fazendo com que hoje em dia o Brasil cumpra um papel semelhante ao do colonizador em relação ao Haiti e sua população.

A política do governo PT é mascarar a realidade dos imigrantes que vem para o Brasil, fugindo das péssimas condições que estão submetidos em seu país. Uma total demagogia, sabendo que a imigração decorre da situação miserável que o país permanece a anos, os haitianos são submetidos ao chegarem no Brasil, há condições completamente desumanas. Fazendo com que eles viajem do Acre até São Paulo de ônibus, e quando cheguem aqui tenham que tomar banho em mictório. Ao mesmo tempo em que mantém há dez anos as tropas brasileiras no Haiti, as mesmas tropas que estupram as mulheres haitianas e garantem a dominação imperialista no país.
Segundo reportagem veiculada pelo jornal SPTV, há três anos cerca de 61% dos haitianos que chegavam no Brasil conseguiam arrumar um emprego, agora esse percentual não passa de 5%. As condições da população haitiana que chega ao Brasil são cada vez mais insustentáveis.

Ao contrário do discurso da ONU e dos países imperialistas, de que o povo haitiano seria incapaz de se governar, para assim justificar a permanência das tropas brasileiras no Haiti, nós sabemos que o povo haitiano tem uma história de luta. Foram eles os primeiros a acabar com a escravidão na América Latina, há mais de 200 anos. Por meio de uma grande revolução negra, implementaram condições de trabalhos que outros países levaram anos para conquistar.

A permanência das tropas brasileiras no Haiti que atuam como uma força reacionária para manter os interesses da dominação imperialista é uma atitude vergonhosa. E a forma como os imigrantes haitianos são tratados aqui no Brasil pelo governo Dilma, de Haddad, Tião Viana e do PT demonstram que esses governos estão a serviço dos interesses do imperialismo e dos grandes monopólios da burguesia. A luta pela retirada das tropas brasileiras do Haiti é uma tarefa que deve ser tomada por toda a classe trabalhadora e por toda a juventude, como símbolo do internacionalismo da nossa classe, mas também por que é a mesma policia que mata nas favelas e periferias, os negros pobres e trabalhadores.

É uma tarefa fundamental que todos os sindicatos, que as organizações comunitárias apoiem a organização dos imigrantes haitianos no Brasil. Não podemos aceitar as condições desumanas a que nossos irmãos haitianos estão submetidos. Pela retirada imediata das tropas brasileiras no Haiti e o reconhecimento de todos os direitos do povo haitiano. Que a prefeitura e governo do Acre parem de tratar os imigrantes haitianos como objetos que podem ser jogados para qualquer lugar. Que o governo Dilma, que se diz preocupado com eles não faça apenas declarações de ajuda humanitária, mas garanta emprego, moradia e melhores condições de vida para os imigrantes.

Foto: João Paulo Charleaux/Conectas (4-6/08/2013)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias