Gênero e sexualidade

Na UFMG, estudantes preparam a ida ao Encontro de Mulheres e LGBT do Pão e Rosas!

Na UFMG, Pão e Rosas organiza brechó e roda de conversa rumo ao Encontro de Mulheres e LGBT que acontecerá no próximo sábado, 29, em São Paulo

segunda-feira 24 de agosto de 2015| Edição do dia

Na próxima quarta, dia 26 de agosto, o Pão e Rosas fará uma roda de conversa na UFMG com o tema “Qual a saída para as mulheres e LGBT na Universidade?”, como parte da preparação para o Encontro de Mulheres e LGBT que o Pão e Rosas está organizando e reunirá estudantes, professoras, metroviárias, operárias mulheres e LGBT de vários estados do país em São Paulo no próximo sábado, 29 de agosto.

Além da roda de conversa, foi e continuará sendo realizado brechós e vendas da rifa de uma cesta de livros da Coleção Iskra Mulher (Mulher, Estado e Revolução; Pão e Rosas; A precarização tem rosto de mulher; e Trotski e a luta das mulheres) como campanha financeira para nossa ida ao Encontro.

Na universidade, ainda que as mulheres sejam maioria em sala de aula, são também maioria nos precários e terceirizados cargos de limpeza e minoria entre professores e pesquisadores, sendo ainda mais raro os LGBT. Mulheres e LGBT concentram-se nos cursos mais precarizados e não encontra-se a história de grandes mulheres e LGBT, suas lutas e seus feitos em nossos currículos. Não há creche para os filhos e, além disso, há diversos tipos de assédio, violência e silenciamento de mulheres e LGBT, estudantes e trabalhadoras, no cotidiano universitário, sem contar nas dezenas de comentários machistas, homofobicos e racistas vindo inclusive de professores, com os quais acabam convivendo diariamente. Raramente se vê umx trans* entrando e concluindo seus estudos no ensino superior.

Esse cenário se agrava frente aos cortes na educação pelo governo Ddilma/PT, que aprofundam uma crise nas universidades federais e, mais uma vez, os primeiros afetados são as mulheres, com a demissão de centenas de trabalhadoras terceirizadas, atrasos e cortes de bolsas de permanência e pesquisa.

É possível barrar esses ataques? É possível dar uma saída às mulheres e LGBT na universidade e na sociedade? É para debater esses questionamentos que o Pão e Rosas convida todas mulheres e LGBT para a Roda de Conversa “Qual a saída para as mulheres e LGBT na universidade?”, dia 26 de agosto às 11h30 na Arena da Fafich, rumo ao Encontro de Mulheres e LGBT, para construir uma saída alternativa, nem com a direita nem com o PT, que lute para barrar os ataques dos governos e para colocar fim a opressão e a exploração!

Veja aqui o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/870...




Tópicos relacionados

UFMG   /    Encontro de Mulheres e LGBTs   /    Mulher   /    Belo Horizonte   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar