Este foi o chamado aprovado em uma Conferência Nacional que reuniu mais de 100 delegados eleitos por mais de 300 militantes de diversas regiões da França. Entre eles dirigentes de importantes lutas e mobilizações dos últimos anos no país. Agentes terceirizadas da limpeza ferroviária, ferroviários, (...)
Comitê de Redação - Révolution Permanente
Nesta terceira entrevista o "Esquerda em Debate" contou com a presença de Diego Vitello, diretor do sindicato dos metroviários de São Paulo e coordenador da Corrente Socialista dos Trabalhadores, a CST.
Diana Assunção
A decisão será tomada nos próximos dias, mas a maioria da direção do Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA) parece disposta a sacrificar a independência política e programática por uma união eleitoral e alguns possíveis cargos de deputados.
O segundo turno das eleições francesas se aproximam reeditando o cenário de 2017, porém com diferenças importantes. 2022 vem depois de um mandato recheado de ataques neoliberais pelo governo Macron, aumento do espaço midiático para o discurso xenófobo e racista ultra-direitista e, sobretudo, 5 anos de (...)
Lina Hamdan
A campanha, que teve que enfrentar todos os obstáculos possíveis para existir, conseguiu no entanto impor uma terceira voz dentro da extrema esquerda, assim como dialogar com grandes camadas de trabalhadores, jovens e classes populares.
Equipe de campanha Anasse Kazib 2022
Fundador da Liga Comunista Revolucionária (LCR) e do Novo Partido Anticapitalista (NPA), figura histórica do trotskismo francês, Alain Krivine lutou durante toda sua vida contra o capitalismo. Uma homenagem, originalmente publicada na seção francesa da Rede Esquerda Diário, a um militante da (...)
Claude Piperno
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Redação
“Libertar a raiva”, “fazer um campo social ser ouvido”, “defender um programa anticapitalista”... e o que mais? O que o candidato do NPA propõe para a sua terceira campanha presidencial?
Jean-Philippe Divès
Em abril do próximo ano a França vai eleger um novo presidente. Anasse Kazib é um trabalhador socialista revolucionário, que espera usar o processo eleitoral para dar voz aos movimentos anti-racistas e às lutas dos trabalhadores.
Nathaniel Flakin
Debate estratégico.
Matías Maiello
Vídeo com Anasse Kazib, ferroviário militante do Révolution Permanente, seção francesa da mesma organização internacional do Movimento Revolucionário de Trabalhadores.
Revolution Permanente
Bruno GilgaMateus Torres
No último domingo, militantes e aliados do MRT se reuniram para debater os desafios da esquerda internacionalmente a partir de aprofundar nossa reflexão sobre o processo de expulsão de 300 militantes do NPA que agora se unem na batalha pela construção de um partido revolucionário na França, país que (...)
No último sábado, dezenas de milhares foram às ruas da França contra a crescente ideologia de extrema-direita, as políticas repressivas de Macron e o racismo do Estado francês. Uma data que marcou uma nova fase para os militantes do Révolution Permanente, expulsos do NPA por lutarem contra os acordos (...)
Caio Reis
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o suplemento teórico-político Ideias de Esquerda!
Apresentamos a seguir dois artigos da Tendência Claire, uma das tendências de esquerda do NPA que, apesar de não compartilhar as propostas da CCR e apoiar a ideia de uma “candidatura” unificada, defende democraticamente a CCR contra os ataques da direção histórica do NPA. O primeiro, “Não às táticas (...)
O Novo Partido Anticapitalista (NPA) na França está em crise, já que a direção vem buscando excluir sua principal oposição à esquerda, a Corrente Comunista Revolucionária. Essa exclusão foi consumada. Isso tem muita importância para a esquerda internacional, mas não é necessariamente de fácil compreensão. (...)
Rob Lyons é um ex-membro da seção canadense da USFI (Secretariado Unificado - Quarta Internacional) e ex-coordenador internacional da Ação Socialista/Ligue pour l’Action Socialiste. Nesta carta, dirigida em especial à A&R (Anticapitalismo e Revolução) e à l’Étincelle, responde aos ataques contra a (...)
Rob Lyons
Isto é o que, não verdadeiramente chocados, mas realmente tristes, assistimos transcorrer em 22 e 23 de maio de 2021, durante o último Conselho Político Nacional (CPN) da NPA.
Uma contribuição retrospectiva ao debate sobre a crise do NPA. A concepção de democracia interna e sua conexão com a política da corrente mandelista no caso espanhol.
Juan Carrique
O Le Monde, um dos mais importantes do país, publicou matéria sobre a crise do Novo Partido Anticapitalista (NPA), cuja direção tradicionalmente majoritária impôs burocraticamente a exclusão, sem qualquer instância decisória partidária, da maior oposição de esquerda no partido, a Corrente Comunista (...)
André Barbieri
Nesta declaração, assinada por 296 ativistas de 34 comitês do NPA, atestamos a toda a vanguarda a nossa exclusão da organização, imposta pela ala tradicionalmente majoritária (mandelista), em meio a seu giro à direita rumo a acordos com a formação neo-reformista La France Insoumise. Nossa exclusão (...)
O Novo Partido Anticapitalista da França está neste momento em uma crise terminal. Este, que foi um símbolo dos chamados “partidos amplos”, se encontra em uma encruzilhada deixando em evidência a falência deste projeto que se propunha unir “reformistas e revolucionários”. A nossa diferença é que (...)
Nesta declaração, assinada por 296 ativistas de 34 comitês do NPA, atestamos a toda a vanguarda a nossa exclusão da organização, imposta pela ala tradicionalmente majoritária (mandelista), em meio a seu giro à direita rumo a acordos com a formação neoreformista La France Insoumise. Nossa exclusão (...)