×

CORRUPÇÃO | Museu do trabalho e do trabalhador: Mais casos de corrupção

quinta-feira 15 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Idealizado como marco na gestão do prefeito Luiz Marinho, O Museu do Trabalho e do Trabalhador foi concebido com a intenção de contar a historia do trabalho e das greves no ABC Paulista como uma homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra teve início no ano de 2012 com previsão de nove meses de duração, recebeu mais de 18 milhões em investimento, e ainda não está pronta.

Quem mora ou passa por São Bernardo diariamente acompanha a palhaçada que essa obra significa. Primeiramente uma placa em frente a obra exibia a verba destinada e o tempo que obra demoraria a ficar pronta (9 meses), após os nove meses previstos apenas o esqueleto da obra estava pronta. Os meses e anos foram se passando e os frequentadores da cidade só viam um tapume e a indicação de um projeto que ficaria paralisado por anos.

Secretários de São Bernardo indiciados

Nesta terça feira (13) foram expedidos mandados de prisão para dois secretários e um sub-secretário da Prefeitura de São Bernardo do Campo expedidos no âmbito de uma investigação que apura desvio de verba para a obra em questão. O secretário de obras, Alfredo Buzzo, O sub-secretário de obras, Sérgio Suster, e o secretário da cultura, Osvaldo Oliveira Neto, são os alvos dos mandatos de prisão temporários.

A operação de investigação recebeu o nome de Hefesta que remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.

Segundo a PF a investigação aponta desvios de verba vindas da Lei Rouanet e convênios com o Ministério da Cultura com a prefeitura.

Foram expedidos ainda mais cinco mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão para serem cumpridos em são Paulo, Santos, São Bernardo do Campo e Barueri, além do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Sem ilusões nas articulações “contra-corrupção”

Mais uma vez podemos ver como a articulação do governo nunca visou a melhoria da vida e da cultura para a população nesse caso de São Bernardo, mas que mostra uma linha política nacional. Em tempos de golpe essa linha de pensamento tende a se aprofundar e a população cada vez mais sentirá os ataques do governo golpista.

A cada dia só fica mais clara a necessidade de uma mudança radical na forma de pensar e fazer política. Os escândalos cada vez mais frequentes nos mostram a fragilidade mas também a estratégia desse “novo” governo, que escolhe alguns alvos para levantar sua bandeira anti-corrupção enquanto articula mais e mais ataques à classe trabalhadora.

As movimentações anti-corrupção como a lava jato e as delações premiadas trazem uma falsa sensação de luta e combate a corrupção, mas na verdade de nada servem. Michel Temer foi citado 48 vezes na Odebrecht, a lava jato promete acabar com a corrupção e enquanto isso a PEC do fim do mundo é aprovada, congelando os gastos cm saúde e educação por 20 anos. Isso é revoltante. Exigimos o confisco de todos os bens desses corruptos, que todo esse dinheiro desviado seja utilizado em melhorias para a população.

Por uma assembleia constituinte livre e soberana

Por isso defendemos a mobilização da classe trabalhadora em aliança com a juventude e o povo pobre, para barramos esses ataques e impor através da luta uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana que comece colocando nossos direitos a frente, exigindo que os mandados dos políticos sejam revogáveis e que recebam o salário de uma professora. Mostrando assim a força de um governo dos trabalhadores em ruptura com o capitalismo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias