×

ZONA FRANCA DE MANAUS | Multinacionais de Manaus garantem seus lucros em meio ao colapso da saúde

Mesmo em meio ao caos anunciado em Manaus, com centenas de mortes pela Covid-19 e um sistema de saúde que entrou em colapso, desde o dia 13 de abril algumas fábricas estão reabrindo e mantendo sua produção com normalidade, é o caso da Samsung e da Transire Eletrônicos, que juntas fizeram mais de 5 mil trabalhadores voltarem à produção.

quarta-feira 22 de abril de 2020 | Edição do dia

Desde o dia 13, tanto a Samsung quanto a Transire deram fim às férias coletivas dos trabalhadores e fizeram mais de 5 mil voltar a produção. No lugar em que o governo contrata container para alocar os corpos, trabalhadores estão arriscando suas vidas para produzir celulares e eletrônicos para empresas manterem suas margens de lucro.

A saúde em Manaus e em todo estado do Amazonas entrou em colapso, o Ministério da Saúde apontou há 2 dias que em todo o estado, já foram contabilizadas 193 mortes ocasionadas pela doença. O índice de letalidade, que é de 8,5%, está cerca de dois pontos percentuais acima da média nacional.

São vários os relatos na internet de trabalhadores de saúde relatando caos e desespero no sistema de saúde, além disso um vídeo circulou mostrando que corpos eram colocados ao lado dos pacientes, o que fez ao governo contratar contêineres para alocar os corpos.

Agora, a prefeitura está abrindo valas comuns para enterrar até 10 pessoas de vez, é em meio a essa situação que há 10 dias empresas de eletrônicos voltaram à produção. Além de colocarem trabalhadores em risco, trabalhando com aglomeração e muitas vezes sem os EPIs necessários para a proteção, o mais escandaloso é que 5 mil trabalhadores voltam à produção para produzir mais e mais celulares e não equipamentos que possa salvar vidas, como leitos e respiradores.

A Samgung é uma das gigantes de eletrônicos do mundo, mesmo com o seu lucro em queda no 4º trimestre do ano passado, chegaram a US$4,4 bilhões. Agora, frente à crise, coloca a vida dos trabalhadores em risco para manter os lucros, mesmo em meio ao caos social e sanitário de Manaus. Um efeito direto também dos absurdos de Bolsonaro para salvar os patrões, o que mostra que seu discurso está amparado nos interesses da burguesia de manterem seus lucros.

O que os patrões fazem em todo país e em especial em Manaus é junto com os governos, Bolsonaro, mas também os governadores, militares, Maia e STF que não dão nenhuma solução à crise, prepararem as nossas covas, por isso os trabalhadores devem tomar a resolução dessa crise nas mãos e para impedir as pilhas de mortos é necessário reconverter a produção industrial com controle dos trabalhadores e assim produzir não milhares de celulares da Samsung, mas respiradores e ventiladores pulmonares para que ninguém mais morra nas filas do SUS vítima dessa pandemia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias