×

Cracolândia | Movimentação na Cracolândia volta a crescer e já supera pré Pandemia

A região central da cidade de São Paulo, conhecida pelo fluxo de drogas, volta a ter um aumento no número de frequentadores, com setembro sendo o mês mais movimentado na região desde novembro de 2019, atingindo a média de 713 pessoas por dia no local

sexta-feira 17 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil - 23/06/2017

A movimentação de pessoas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, volta a crescer depois de dois anos. O local, conhecido pela circulação de pessoas que usam e traficam drogas, teve uma média de frequentadores que chegou a 579 pessoas por dia de janeiro a setembro de 2021, número 21% maior do que o registrado no mesmo período em 2019 (478) e 14% maior que em 2020 (506).

O mês de setembro de 2021 também teve um maior nível de circulação. Foi o mês mais movimentado na região desde novembro de 2019, com média de 713 pessoas por dia no local, número 56% maior do que o registrado no mesmo período há dois anos atrás.

Os dados são da Prefeitura de São Paulo, por meio de dados da GCM (Guarda Civil Metropolitana). As informações são retiradas a partir de cálculos feitos por meio de fotografias aéreas registradas por drones na área em que ocorre venda e consumo de drogas de maneira explícita na região da Luz.

O secretário executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de São Paulo, Alexis Vargas, afirma que o movimento na Cracolândia pode ter crescido a partir da melhora dos indicadores da Pandemia.

A crise sanitária no país, juntamente com a crise econômica e política, aumenta a precariedade de vida e afeta principalmente os setores mais empobrecidos da sociedade, assim como os setores mais oprimidos como negros, mulheres e LGBTQIA+. Ou seja, em um período de profunda crise social no país, a Cracolândia volta a ter um maior nível de movimentação, explicitando a desigualdade social e quem são os setores mais afetados.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias