ENTREGADORES DE APLICATIVO

Motoboys protestam contra humilhação de entregador ciclista em Volta Redonda

quinta-feira 17 de setembro| Edição do dia

Nesta quarta, 16, motoboys e entregadores de aplicativo realizaram um protesto em Volta Redonda, em solidariedade com um entregador ciclista que teria sido destratado ao comparecer no estabelecimento de bicicleta e não de moto.

Cerca de 60 motoboys realizaram um ato pacífico na frente do estabelecimento, localizado na Rua Desembarcador César Salamonte, no bairro Aterrado, contra a humilhação que o entregador teria sofrido. O jornal Diário do Vale publico o depoimento do entregador. Ao jornal, o entregador disse que:

”Trabalho por aplicativo, de ‘bike’. Sempre recebo pedidos e faço as entregas – que caem em alguns restaurantes – e esse restaurante já teve alguns problemas com entregas feitas de bicicleta. Ali foi o pico. Já recebi pedido neste local e tive que deslocar a entrega para um motoboy, porque o proprietário disse que não posso fazer entrega de ‘bike’, mesmo o aplicativo aceitando essa condição. Na primeira vez que isso aconteceu comigo, recebi metade da taxa porque é assim que acontece quando não pego o pedido. Em alguns casos, se o dono cancelar, eu não recebo nada”

Os entregadores de aplicativo, em meio à pandemia, realizaram uma intensa mobilização pelos seus direitos, que culminou em uma paralisação nacional durante a pandemia. Dentre as reivindicações, estavam o fim de penalizações do tipo desta, sofrida por este entregador de Volta Redonda. Durante a pandemia, se não fosse o trabalho destes entregadores, o número de estabelecimentos fechados hoje seria muito maior. No entanto, grandes empresas como a Ifood, a Rappi, o UberEats e outros seguem retirando para si a maior parte da riqueza produzida por este trabalho, deixando trabalhadores à deriva, sem direitos e sem suporte, sem sequer equipamentos de proteção durante o trabalho na pandemia.




Tópicos relacionados

Entregadores   /    ifood   /    Rappi   /    uber   /    Rio de Janeiro

Comentários

Comentar