Cultura

Mostra Jorge Sanjinés: um cinema junto ao povo. Política, memória e resistência indígena no Brasil

De 28 de novembro a 3 de dezembro, com entrada gratuita, a mostra exibirá nove filmes do grande diretor boliviano Jorge Sanjinés no Centro Cultural São Paulo.

terça-feira 28 de novembro| Edição do dia

Jorge Sanjinés é o maior cineasta boliviano. Desde a década de 1960, produz um cinema junto às comunidades indígenas, sendo o primeiro cineasta boliviano a incorporar as línguas quéchua e aymara nos filmes do país.

O cinema "comunitário indígena" de Jorge Sanjinés resulta de uma pesquisa estética e política da cultura e do imaginário indígenas, uma estética profundamente marcada pela cosmovisão dos povos andinos.

Seus filmes foram estopim, referência e inspiração das produções do movimento Nuevo Cine Latinoamericano, junto ao brasileiro Glauber Rocha, aos cubanos Tomás Gutiérrez Alea e Julio García Espinosa, aos argentinos Fernando Birri e Fernando Solanas, entre tantos outros pelo continente.

Os filmes, escritos e participações de Jorge Sanjinés em encontros fortaleceram a concepção de "um cinema junto ao povo", engajado de forma ativa nas lutas sociais antiimperialistas e anticapitalistas, o que engendrou novas perspectivas para o germinal cinema militante dos anos setenta, na América Latina e no mundo.

A mostra JORGE SANJINÉS: UM CINEMA JUNTO AO POVO faz uma retrospectiva de nove filmes, por meio dos quais emergem política, memória e resistência indígena na Bolívia. Durante a mostra, haverá a conferência sobre Jorge Sanjinés com as professoras María Aimaretti, da Universidade de Buenos Aires, e de Yanet Aguilera, da Universidade Federal de São Paulo. Destacamos também a sessão-debate concomitante que ocorrerá com a presença de Ivan Sanjinés, diretor e fundador do Centro de Formação e Realização Cinematográfica (CEFREC), organização que atua há 28 anos junto às comunidades indígenas da Bolívia, pela construção de um cinema comunitário.

Conheça a programação completa no evento da Mostra no Facebook




Tópicos relacionados

cultura   /    Arte   /    Indígenas   /    Cinema   /    Cultura

Comentários

Comentar