×

Escritor e pesquisador | Morre aos 93 anos José Ramos Tinhorão, um dos maiores críticos da música brasileira

Escritor e historiador, Tinhorão era considerado um dos maiores críticos da música brasileira. A notícia foi confirmada pela Editora 34, que não confirmou a causa da morte.

terça-feira 3 de agosto de 2021 | Edição do dia

Imagem: Paulo Pinto/Estadão Conteúdo/Arquivo

Nesta terça-feira (03), a Editora 34, através da qual Tinhorão publicava seus livros, informou o falecimento do pesquisador e crítico musical.

Tinhorão possui mais de duas dezenas de livros publicados em relação à história da música brasileira e suas pesquisas, entre eles "História Social da Música Popular Brasileira", "Música Popular: Um tema em debate" e "As Origens da Canção Urbana". Essas publicações pertencem hoje ao Instituto Moreira Salles.

Ao longo de sua vida, também atuou como jornalista na TV Globo, Jornal do Brasil e revista Veja. Era conhecido por suas duras críticas a canções brasileiras, como fez com o iê-iê-iê, ao qual chamou de “uma simplificação do rock, um rock trocado em miúdos para otário”.

O escritor dizia-se marxista e que procurava ver a história "de uma forma dialética", afirmando também que "nos princípios e na forma de ver a realidade, ninguém bate o velho barbudo", referindo-se a Karl Marx.


Temas

Arte    Música    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias