×

MORRE RENOMADO DIRETOR DE COMÉDIAS ROMÂNTICAS | Morre Garry Marshall, mas o sonho de “Uma linda mulher” permanece vivo

Em 1990, “Uma linda mulher”, dirigido por Garry Marshall e produzido pela Disney, foi um enorme sucesso de bilheteria, ficando em quarto lugar naquele ano: arrecadou US$ 178,4 milhões, cifra que, em valores corrigidos, equivale a US$ 463 milhões de dólares. Entrou para a história do cinema como a mais bem sucedida comédia romântica da história do cinema. Seu exemplo vive até hoje...

quinta-feira 21 de julho de 2016 | Edição do dia

No longa, o maior sucesso da carreira de Marshall, que se tornou célebre por dirigir comédias românticas como “Noiva em fuga”, “Diário de princesa” e “Um salto para a felicidade”, o galã Richard Gere vive um empresário milionário – Edward Lewis – que contrata a prostituta Vivian Ward – interpretada por Julia Roberts para passar uma semana com ele.

A ideia original do filme era bastante diferente do resultado final: receberia o nome de $ 3.000, em alusão aos 3 mil dólares que Vivian recebia para passar a semana com Edward. Ele se centraria no submundo da prostituição, nos conflitos de classe entre os protagonistas, e no vício em cocaína que atingiria a personagem principal e sua amiga – que morreria de overdose no final. Mas, como sabemos, na indústria cultural o que rege a criatividade é uma só questão: lucro. E a produção achou – e provavelmente acertou – que poderia fazer muito mais grana com uma bela história de amor que redimisse a prostituta Vivian. O cartaz do filme dizia: “She walked off the street, into his life and stole his heart”. (Ela saiu da rua para entrar na vida dele e roubou seu coração).

E, bem, quem não viu o filme não poderá acusar esse texto de nenhum “spoiler”, já que até o cartaz do filme denuncia seu previsível final: o que começou como uma relação de prostituição, com o magnata empresário como cliente, se transforma em amor, com direito à clássica cena final em que o arrependido ricaço apaixonado corre até a casa da prostituta (ou melhor, vai com sua limousine alugada) e, com gritos e uma enlouquecida subida pela escada de incêndio, vencendo seu medo de altura e com rosas na mão, ele pede o perdão de sua amada e eles vivem “felizes para sempre”.

A fórmula estava pronta muito antes do filme: como nos contos de fadas, a heroína sofredora e maltratada pela vida é redimida de todos os seus tormentos ao encontrar o príncipe encantado que não apenas lhe dará amor, mas também uma vida rica e confortável. O público visado, evidentemente, são as mulheres, que devem ver o filme e soltar suspiros apaixonados com a incrível sorte de Vivian, que irá casar com o belíssimo e ricaço empresário. O filme ainda inclui toques inspirados em outros clássicos hollywoodianos, como as cenas de tipo “My Fair Lady” em que um elegante funcionário de Gere é encarregado de treinar Vivian nas boas maneiras da alta sociedade, etiqueta à mesa etc., e inclui apimentadas cenas de sexo, como sobre o piano do hotel.

Assim, todos os ingredientes de um grande sucesso estão garantidos: risadas, romance, aventura, reviravoltas na trama, atores bonitos, sexo e um belo final feliz. A fórmula que segue sendo aplicada, com maior ou menor sucesso, em pelo menos nove entre dez sucessos dos grandes estúdios. E que, sem dúvida, Marshall aprendeu a implementar com maestria nos seus filmes, tornando-se assim um medíocre, bem sucedido e rico diretor de Hollywood.

Ele morreu, mas em seu lugar brotarão mais dez iguais, fazendo dezenas de filmes como “Uma linda mulher”, que, para os diretores, atores e estúdios envolvidos podem trazer centenas de milhões de dólares, mas cujo objetivo atingido é muito mais profundo e estratégico do que esse lucro momentâneo: é o de reproduzir o mito do “príncipe encantado” que permanece sendo ensinado desde o berço às mulheres que nascem sob o capitalismo. O casamento irá redimí-las e deve ser sua meta gloriosa; no amor se realizarão, encontrando a felicidade e a riqueza; ali, no amor romântico, deverão se nutrir todas as esperanças de escapar a todo o sofrimento e miséria imposto por essa sociedade à vida das mulheres.

O que está por trás do sucesso das comédias românticas?

Essa educação ideológica é tão consistente, sutil e persistente que o seu combate é uma difícil missão. Difícil, sobretudo por dois aspectos: o primeiro é que é uma ideologia que se assenta sobre uma firme base material e procurar sustentá-la no plano das ideias, a base da sociedade capitalista na qual a família é a célula econômica fundamental. A manutenção da mulher como a organizadora do lar, a que cuida dos filhos e do marido – e tudo isso começa muitas vezes com a ilusão de um casamento “de conto de fadas” onde se encontrará o “amor eterno” que a fará “viver feliz para sempre” – é imprescindível para o sistema capitalista e sua manutenção. E, portanto, qualquer tentativa de erradicar essa ideologia sem que se ataque a base material sobre a qual ela se ergue está condenada a um fracasso, por essa ou aquela via, pela cooptação, pela destruição ou por vias mais complexas.

Mas a questão é justamente o segundo aspecto: as ideologias se sustentam na base econômica e material da sociedade, mas elas não se criam e nem são abolidas por decreto. Elas se sustentam também em modos de sentir e estruturas psíquicas que são profundamente arraigadas em nossa mente; e muitas vezes aprendemos do jeito mais difícil que é mais fácil mudar o que pensamos do que o que sentimos. É mais fácil olharmos para a indústria cultural e produtos como “Uma linda mulher” e entendermos o que dessa ideologia patriarcal se reproduz ali, do que rompermos com nossas formas de amar e de construir relações afetivas. E aí é que está o imenso valor de “Uma linda mulher” e de tantas outras coisas, como músicas, livros, novelas para o capitalismo: elas nos pegam não apenas pelo convencimento consciente das ideias ali colocadas; pelo contrário: quanto menos conscientes formos das ideias de que estão ali presentes, tanto mais bem sucedido será o convencimento no plano afetivo e inconsciente. Eu mesmo me lembro de ter assistido talvez uma dezena de vezes esse filme na sessão da tarde, de rir e me emocionar. Lembro da trilha sonora que tinha em casa e de ouvir músicas como “Oh, Pretty Woman” de Roy Orbison, que foi transformada em título e música tema do filme, ou “It must have been love” da dupla sueca Roxette tão famosa nos anos oitenta.

O poder dessas formas de convencimento dos valores, preceitos morais e éticos, modos de sentir e se comportar de uma sociedade é com imensa frequência esquecido ou subestimado por aqueles que lutam contra essa sociedade de miséria, e, pior ainda, com igual frequência reproduzido. Lembro-me aqui de uma frase de Leon Trotski – um revolucionário fundamental que dedicou excelentes textos à reflexão das questões culturais e subjetivas e sua importância – que dizia que são muitos os que “pensam como revolucionários e pensam como filisteus”. Se queremos ir até a raiz da dominação capitalista, é fundamental nos atentarmos para a colonização do inconsciente que é feita por esse sistema, em cada pequeno detalhe como uma comédia romântica repetida à exaustão na sessão da tarde. E sabermos que Gerry Marshall morre, mas o “sonho de ser uma linda mulher” permanece cada vez mais vivo nas mentes das meninas educadas nessa sociedade.


Temas

cultura    Mulher    Cinema    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias