×

PARALISAÇÃO NA UFMG | Mobilização na UFMG faz centenas debaterem a conjuntura nacional

Começou nessa quarta a semana de mobilização na UFMG, onde ocorrerão diversas atividades por todas as faculdades dos campi da universidade em Belo Horizonte.

quinta-feira 28 de abril de 2016 | Edição do dia

Na semana passada, logo após ao fatídico domingo em que se votou o golpe na Câmara dos Deputados, estudantes da UFMG se mobilizaram espontaneamente para rechaçar esse golpe e, em diversas faculdades, rechaçar também os ataques do governo, conforme noticiamos aqui. Foram tirados 3 dias de mobilização, que iniciaram nessa quarta, e contaram com mesas de debate, rodas de conversa, plenárias, assembleias e oficinas.

Na Faculdade de Educação, uma das primeiras onde os estudantes se posicionaram contra o impeachment e os ataques do governo na semana passada, está ocorrendo uma Mobilização Ativa que começou com dois aulões no hall principal do prédio com o tema de “Conjuntura Nacional”. Com alguns professores convidados para fazer as exposições, as atividades ocorridas no período diurno e noturno reuniram cerca de 200 estudantes, todos dispostos a entender o momento nacional em que vivemos e quais saídas dar. Foi questionado desde os ataques do governo, como os cortes na educação e mudanças na previdência, mas também o avanço da direita que se fortalece com expressões proto-fascistas, até questionamentos mais profundos a respeito do capitalismo e como esse sistema de exploração precisa desses ataques para se manter e, vez ou outra, como parte do desenvolvimento típico desse sistema fadado ao fracasso, cairá em situações como a que vivemos no momento, que não é um cenário isolado no Brasil, mas tem suas ligações com outros países na América Latina.

Ao final da atividade na FaE, a partir de uma proposta da Faísca, foi passada uma sacola para arrecadação de um fundo de greve para os trabalhadores da educação de Contagem, que seguem em greve há mais de um mês e estão com os pontos cortados pela prefeitura de Carlin/PCdoB, que está deixando famílias sem seus salários, que já são miseráveis. A arrecadação do fundo de greve foi incorporada como parte da semana de mobilização e será feita em todas atividades da FaE.

No Instituto de Ciências Biológicas, que em assembleias na semana passada os estudantes também aprovaram a posição de serem contra o impeachment e os ataques do governo, houve também nessa quarta uma roda de conversa chamada “Q q ta pegando?” para debater também a conjuntura, o impeachment e os ataques do governo, que reuniu cerca de 25 estudantes.

Nessa quinta e sexta seguirá uma programação de atividades por toda a UFMG. A programação completa do movimento Ocupa UFMG pode ser conferida aqui, além da programação específica da FaE aqui e a do ICB aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias