×

GRÉCIA SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL | Mobilização em Berlim para dizer NÃO à Troika

sábado 4 de julho de 2015 | 00:30

A praça Oranienplatz tem sido o centro dos protestos nos últimos anos, especialmente do movimento pelos refugiados. Na sexta, dia 3, pela tarde, 2 mil pessoas se reuniram ali para dizer “OXI” não em grego à Troika e ao governo alemão que impõem medidas de austeridade brutais contra o povo da Grécia. No domingo, dia 5, os gregos votarão no referendo sobre a última proposta para um memorando. A esquerda alemã se reuniu para mostrar sua solidariedade direto do “coração da besta”.

“Alemanha, você é uma porcaria”, dizia um cartaz. A polícia deteve dez pessoas pelo delito de “ insultar ao Estado”, com este slogan, e a marcha se negou a começar antes que fossem liberadas. Passaram-se duas horas antes que a mobilização começasse. A presença policial foi massiva, ainda que a marcha tenha sido completamente pacífica. Em seguida, os manifestantes chegaram ao simbólico Portal de Brandemburgo, no centro da cidade, onde levantaram cartazes que diziam “OXI”.

Quando a marcha passou em frente ao escritório do Ministro da Economia, Wolfgang Schauble, - um prédio imponente da época nazista -, muitos manifestantes cantaram insultos em sinal de protesto. Mesmo que a mobilização fosse em solidariedade ao povo grego que enfrente as medidas de austeridade, os organizadores também apoiaram ao governo Syriza e Alexis Tsipras, que capitulou frente à pressão do governo alemão e da Troika. Somente alguns setores expressaram um programa de independência de classe com relação ao governo grego e um NÃO crítico.

O bloco organizado por RIO (Organização Revolucionária Internacionalista, membro da Fração Trotskista- Quarta Internacional), NAO (Nova Organização Anticapitalista) e a organização alemã da coalização anticapitalista grega Antarsya, exigiram uma condenação completa da dívida grega. Estas organizações levaram uma bandeira conjunta e entoaram consignas em grego “ NÃO, NÃO, um NÃO classista, contra a Troika, os memorandos e todos os patrões”. RIO também distribuiu seu chamado a um governo dos trabalhadores na Grécia. Este é apenas um exemplo de grandes expressões de solidariedade necessárias para apoiar as lutas do povo trabalhador da Grécia.

Traduzido do alemão por Celeste Murillo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias