Sociedade

CRIME AMBIENTAL

Mineroduto se rompe em Santo Antônio da Gama (MG) e atinge manancial com minério

Em Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata, uma tubulação de mineroduto se rompeu e despejou minério na represa que abastece o município de Santo Antônio da Grama, de Rio Casca e o leito do Ribeirão Santo Antônio.

segunda-feira 12 de março| Edição do dia

Foto: Divulgação

A informação foi confirmada pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) o fornecimento de água para as cidades será interrompido e ainda não há indicado uma alternativa de captação.

A tubulação rompida pertence a empresa Anglo American Minério de Ferro S/A, que por meio da assessoria de imprensa declarou que "As causas estão sendo investigadas. Neste momento, nossos esforços são para medidas emergenciais que garantam o abastecimento de água da cidade".

Moradores da cidade gravaram vídeos que mostram a tubulação rompida e o rejeito de minério atingindo a água, assista:

O caso é mais uma evidência da verdadeira relevância que as questões ambientais têm por dentro do sistema capitalista: a realização história de exploração predatória, que gera consequências socioambientais cada vez mais danosas, somente visando a obtenção do lucro.




Tópicos relacionados

Minas Gerais   /    Sociedade   /    Meio Ambiente

Comentários

Comentar