×

Milionários de MT fretam jatinhos para fugir da falta de leitos no estado

Após meses de afrouxamento da quarentena para beneficiar a burguesia, preocupados com a crise do sistema de saúde local, os magnatas de Mato Grosso já estão tomando providências para salvarem a própria pele enquanto o resto da população morre.

sábado 18 de julho de 2020 | Edição do dia

Preocupados com a crise do sistema de saúde local, os magnatas de Mato Grosso já estão tomando providências para salvarem a própria pele enquanto o resto da população morre. Esse foi o caso de Eduardo Botelho, empresário e presidente da Assembleia Legislativa. Com o bolso cheio de lucro conseguido com a exploração dos seus funcionários, logo que soube de seu diagnóstico para a COVID-19, o deputado apressou-se em fretar um avião para São Paulo e ser atendido num dos melhores hospitais privados do país, o Sírio-Libanês. E não foi o único.

Guilherme Maluf, presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), também não pensou duas vezes na hora de alugar um jatinho para a capital paulista para receber tratamento. Com essa ação, esse milionário demonstrou mais uma vez que é muito bom em utilizar a sua vasta fortuna acumulada… com o suor alheio. Afinal, apesar de estar em um cargo cuja função é fiscalizar o uso do dinheiro público pelo governo estadual e dos municípios. Maluf já foi denunciado mais de 20 vezes na Justiça por acusação de corrupção passiva e formação de quadrilha.

Não é mera coincidência que esses figurões da política e da elite econômica local estejam fugindo agora. Após meses de afrouxamento da quarentena para beneficiar a burguesia da qual Maluf e e Botelho fazem parte, o sistema de saúde do estado finalmente entrou em colapso total. Em menos de um mês, no estado governado por Mauro Mendes do DEM, o número de mortes em razão da pandemia aumentou mais de 200%, subindo de 295 pra 1.077. Além disso, já não há mais leitos de UTI, tampouco testes para os pacientes com sintomas respiratórios graves: no início desta semana, mais de duas mil amostras coletadas ainda aguardavam análise laboratorial. Aqueles que não tiverem um jatinho à disposição não podem nem conseguir leitos mesmo se forem a pé para o estado vizinho, levando em consideração que a crise em Mato Grosso do Sul já está tão grave que começaram a jogar os corpos em contêineres.

A receita para essa tragédia foi simples e amplamente utilizada por Bolsonaro e outros governadores. Faltavam testes e equipamentos no SUS, enquanto sobravam comércios abertos e patrões lucrando na crise. Conforme vínhamos desde o início da pandemia no Mato Grosso, o estado contavam com uma das menores taxas de testagem do Brasil e os profissionais de saúde tinham que utilizar capa de chuva como EPI nos hospitais. Além da precarização prévia do SUS, em meados de junho a situação se agravou nos hospitais públicos quando o Ministério da Saúde desativou 89 leitos destinados exclusivamente à covid-19. Essa medida teve apoio do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, que apoiou essa medida e devolveu o dinheiro correspondente a 60 leitos ao governo Bolsonaro. Atualmente, o prefeito está distribuindo hidroxicloroquina no seu plano de “kits covid”, solução que aparentemente serve para todos, menos para os empresários que já fugiram de jatinho.

É por essas razões que a classe trabalhadora do Estado não pode depositar nenhuma confiança seja no prefeitos, governador ou em Bolsonaro, pois todo o povo pobre morre numa fila enquanto a burguesia e seus políticos adestrados voam para hospitais privados de luxo. Somente a ação independente do proletariado é que poderá derrubar os aviões e os lucros desses capitalistas. Nesse sentido, se os trabalhadores controlassem eles próprios os locais em que estão empregados, a promoção de testes massivos e a fabricação de leitos e equipamentos poderiam se tornar uma realidade para enfrentar a pandemia. Além disso, utilizando todo o lucro acumulado pelos empresários até agora, aqueles que trabalham em serviços não essenciais seriam liberados e as demissões proibidas, contando com a implementação de um auxílio de 2.000 reais para todos que precisarem, principalmente os desempregados. Tudo isso deve ser conduzido em articulação com a exigência de uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana, para que a população possa decidir as saídas para essa crise, sem acreditar em setores da direita, como STF, Maia ou mesmo no governador e prefeitos de MT, que distribuem cloroquina mas fogem em jatinho, deixando um rastro de morte não só nos hospitais como também nos céus do estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias