×

ARGÉLIA | Milhões de argelinos protestam contra o regime

As ruas de Argel foram novamente preenchidas. Milhões saíram para exigir que o general Gaid Salah, verdadeiro homem forte do país, entregasse o poder.

sábado 18 de maio de 2019 | Edição do dia

Milhões de argelinos marcharam no centro da capital, Argel, pela décima terceira sexta-feira de protestos, apesar do fato de que o Ramadã está em vigor, o que para os muçulmanos implica cumprir uma série de obrigações religiosas. Ruas inundadas de jovens, mulheres e trabalhadores, edifícios e faculdades tomadas, e a Praça Grand Post com milhares de faixas e bandeiras exigindo a saída do chefe do exército Gaid Salah, a quem eles endereçaram uma carta aberta: Vá, general, vá!

Os protestos são realizados todas as sextas-feiras desde de 2 de abril, o dia da queda do ditador Abdelaziz Bouteflika com o objetivo de derrubar todo o regime em face das tentativas do Exército de fazer mudanças cosméticas. O protesto que aconteceu esta tarde é um dos mais importantes de todos os dias até agora.

Desde a manhã, milhares de policiais fortemente armados se mobilizaram em Argel, inclusive protegendo os degraus da Praça Grande Pole, que se tornou um local simbólico para manifestações. Também bloquearam várias das entradas da capital para evitar a chegada de manifestantes das cidades vizinhas. Durante o dia jogaram gás lacrimogêneo, batendo com cassetetes e escudos nos manifestantes que estavam avançando para chegar ao centro. No entanto, podemos ler sobre uma bandeira gigante pendurada em um prédio "Eles estão cavando seu próprio túmulo" ou "Militar, juízes e ministros são um Estado de direita".

"Nem Estado militar, nem bandeira mercenária", dizia outra bandeira, como muitas mais exigindo a queda do Exército, liderado por Ahmed Gaid Salah Geral, homem forte próximo de Bouteflika.

Abdelkader Bensalah, enquanto presidente interino após a queda de Bouteflika, estava obrigado pela Constituição a convocar eleições dentro de 90 dias e Gaid Salah disse que este deve "velar" para o processo de transição. Apesar da campanha de "mãos limpas" ou "anti-corrupção" que varreram algumas das figuras-chave da burguesia argelina que se beneficiaram do regime de Bouteflika, está claro que o general comandante da Argélia fazia parte desde 2004 do círculo interno do chamado "presidente de papelão". Então, os manifestantes não têm confiança nas eleições seriam convocadas para o dia 4 de julho, ao mesmo tempo que revindicam um "estado civil". Estas manobras não afastaram os manifestantes que foram às ruas gritando "Yarnahaw ga" ( "Que se vão todos!").

A primeira exigência é a saída de todas as figuras associadoa a Bouteflika, liderados pelo presidente interino Abdelkader Bensalah e pelo primeiro-ministro Noureddine Bedoui. Mas a figura central agora é o general Gaïd Salah, a quem foi enviada uma carta aberta, onde ele expressa estas humildes palavras: "Se você tem um mínimo de dignidade, vá! O povo quer sua liberdade, sua decisão é pronunciada e firme. Ainda há tempo para se indignar com a sua farsa, caso contrário, o veredicto do povo sobre você será tão austero, tão severo que fará você vai engolir o choro".

A Vice-Presidente da Liga da Argélia para a Defesa dos Direitos Humanos (LADDH), Saïd Salhi, disse para uma mídia argelina que "se o regime mantém eleições para o 04 de julho, estará exacerbando as tensões e aprofundando a crise". Ela também denunciou que as recentes citações e prisões de ex-políticos e empresários são tentativas de "desviar" o movimento de suas reivindicações. Ela acrescentou que "o estabelecimento de um sistema judicial independente só pode ter lugar no âmbito de uma nova república verdadeiramente democrática, de verdade, baseado na separação de poderes." Isto foi em alusão ao fato que na quinta-feira, Abdelmalek Sellal, primeiro-ministro entre 2014 e 2017, Ahmed Ouyahia, três vezes chefe de governo de Bouteflika e vários ex-funcionários foram libertados pelo tribunal de Argel.

Enquanto o exército procura ser o árbitro da transição, como no Egito, com o general Al Sisi, que ampliou seu mandato até 2030, ou no Sudão, tentando estender o período de transição em 4 anos, as massas argelinas exigem um governo civil. Durante o mês de maio, se esperava que o Ramadã conseguiria frear as manifestações retirando grande parte das massas das ruas. A oposição liberal não propõe nenhuma solução básica e busca uma solução pacífica e negociada da situação. Seu objetivo real é conseguir maiores cotas de poder em um futuro regime de "maquiagem". Mas, apesar de tudo, há meses que as massas argelinas não largam a luta por uma mudança profunda de todo o regime argelino.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias