×

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ | Metroviários de SP se reúnem para discutir ações contra a privatização do Metrô

A reunião foi neste sábado, nela se discutiram as primeiras ações

domingo 26 de julho de 2015 | 14:37

Na manhã de sábado, diversos ativistas da categoria dos metroviários de São Paulo se reuniram para debater um plano de ação para barrar o projeto de Geraldo Alckmin de privatização da Linha 5-Lilás, anunciado esta semana. Dentre as medidas estão uma forte campanha de diálogo com a população, colocando os danos e riscos da privatização, fortalecimento das comissões internas de base da categoria e um plano de frente única com outros serviços que estão sofrendo ameaças de privatização, como é o caso dos metroviários de Belo Horizonte e Rio Grande do Sul na área de transportes, e Petrobrás, que protagoniza importante greve dos petroleiros contra a privatização.

"O governo vem sucateando o Metrô a anos, deixando de fazer investimentos e contratação de funcionários, em um escancarado projeto de desmonte do metrô, para justificar a privatização. Além disso, demitiu 42 grevistas no ano passado e agora quer impor mais demissões à categoria. Desta forma, o governador de São Paulo demite para privatizar e privatiza para demitir. Em defesa da Linha 5 e do Metrô estatal e de qualidade, sob controle dos trabalhadores e dos usuários!", disse Fernanda Peluci, metroviária e uma das demitidas na greve do ano passado.

Além disso, Paulo Pasin, Operador do Console de Controle de Trens e presidente da Fenametro, colocou que "A discussão na opinião pública é de que o serviço estatal é corrupto, mas devemos lembrar que a corrupção vem através dos contratos com empresas como a Andrade Gutiérrez, Odebrecht e Tejofran, que mesmo depois de acusadas seguem ganhando licitações". Enquanto isso a Linha 4 continua dando imensos lucros para as empresas privadas envolvidas em diversos escândalos de corrupção".

Os metroviários se reunirão em assembleia na próxima quarta-feira, dia 29, para aprovar um forte plano de lutas para barrar a privatização. Veja aqui o vídeo com declaração de Narciso Soares, diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, sobre a privatização da Linha 5-Lilás do Metrô e os próximos passos da campanha dos metroviários.

Devemos impulsionar uma grande campanha em defesa do Metrô público e estatal, que esteja nas mãos dos trabalhadores e da população. Diga NÃO a privatização do metrô! Diga não aos lucros para os corruptos!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias