Juventude

FAÍSCA | USP

Mesa "Chile e Equador: A explosão da luta de classes na América Latina" acontece na USP

Nessa quinta-feira, 24/10, a Juventude Faísca, junto ao Movimento Revolucionário de Trabalhadores e o Esquerda Diário realizarão uma mesa com a presença de Edison Urbano, organizador do livro Brasil: Ponto de Mutação; e Odete Cristina, estudante de Ciências Sociais da USP.

quarta-feira 23 de outubro| Edição do dia

Nas últimas semanas temos visto em diversos locais, e especialmente aqui na América Latina, o retorno da luta de classes no cenário internacional. Com mobilizações massivas e níveis impressionantes de radicalização da juventude, de povos indígenas e de uma grande parcela das populações desses países, a direita e a extrema-direita regional recebe um forte recado: A aplicação do projeto neoliberal de ataques e retiradas de direitos para entregar as riquezas de bandeja para as garras do imperialismo não acontece sem uma forte resposta na luta de classes.

A luta no Chile vem nesse marco de um novo ciclo internacional da luta de classes, mas tem uma importância ainda maior para que tiremos lições desde o Brasil. No dia de hoje está sendo chamada uma greve geral e novas manifestações contra a militarização do país e as medidas repressivas do governo de Piñera que tem se mostrado uma herança nefasta da ditadura de Pinochet. O PTR – organização irmã do MRT no Chile – está participando ativamente desse processo e contaremos com as informações de nossos correspondentes que estão lá!

A juventude chilena mostra o caminho para derrotar Bolsonaro e os ataques dos golpistas aqui no Brasil. Frente a aprovação da reforma da previdência na noite de ontem sem qualquer tipo de resposta por parte das centrais sindicais e da própria UNE, dirigidas pelo PT e pelo PCdoB, nós devemos nos inspirar e apoiar ativamente a luta dos chilenos construindo o ato chamado hoje em frente ao consulado do Chile. Não aceitaremos pagar a crise capitalista com as nossas vidas!

A mesa será na sala 170 do prédio da Letras da Universidade de São Paulo e terá início ás 17:30 do dia de amanhã, 24/10. Venha debater com a gente da Faísca e do Esquerda Diário!




Tópicos relacionados

Sebastián Piñera   /    Faísca - Juventude Revolucionária e Anticapitalista   /    Chile   /    USP   /    Juventude

Comentários

Comentar