Teoria

Marx Voltou, uma ideia viral do século XXI

Em maio de 2014, foi lançada na Argentina a Websérie “Marx ha vuelto” que de forma atual, simples e surpreendente mostra as grandes lições do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848.

segunda-feira 30 de janeiro de 2017| Edição do dia

A série de ficção argentina foi produzida pelo IPS Karl Marx, pelo Contraimagem e pela TV do Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS), e com uma linguagem moderna e didática apresenta as ideias de Karl Marx dialogando com a realidade cotidiana dos trabalhadores e não à toa obteve grande número de acessos desde seu lançamento.

Os protagonistas da história são os próprios trabalhadores, jovens que trabalham em uma gráfica e que enfrentam grandes desafios para manter seus empregos, e é nas palavras do Manifesto Comunista que encontram a saída, apoiando-se em suas próprias forças, para enfrentar os patrões e derrotar as demissões.

Legendado em português, “Marx voltou” amplia seu público e as ideias de Marx para os trabalhadores brasileiros, que também enfrentam uma dura realidade que o capitalismo e suas crises impõe, ainda mais num contexto de crise e golpe institucional, em que seus direitos são cotidianamente atacados pela burguesia.

As lições de Marx atravessam o tempo e se mostram cada vez mais atuais e necessárias e é nelas que nos apoiamos e queremos que todos tenham acesso e consigam desfrutá-las da melhor maneira, ou seja, colocando-as em prática na realidade.




Tópicos relacionados

Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar