×

MOVIMENTO NEGRO | Marcha de 13 de Maio na visão dos trabalhadores

domingo 17 de maio de 2015 | 20:55

Marcha do dia 13/05 sobre a visão dos trabalhadores: Marcelo Pablito fala sobre a marcha e as impressões sobre o que significa esse dia.

“Um dia para marcar o grito das negras e negros contra a elite branca capitalista e seus representantes dentro do governo como Alckmin e Dilma; não venham da Casa-Grande para dizer o que não podemos!!”

Na noite desta quarta-feira, 13 de maio, completaram-se 127 anos da abolição da escravidão no Brasil, que sendo um dos países que mais recebeu e escravizou negros africanos, foi o último a abolir a escravidão negra. Mas, apesar disso, infelizmente o racismo não acabou. Ao contrário de ser uma data comemorativa, os negros estavam na rua protestando, lembrando que se a escravidão acabou foi por conta da luta dos negros e não pela “benevolência” da princesa Isabel.

Presente no ato desta quarta-feira, Marcelo “Pablito” Santos, diretor do SINTUSP e membro da Secretaria de Negras e Negros da entidade, concedeu uma entrevista ao Esquerda Diário, onde coloca a importância da luta dos negros na universidade em defesa das cotas raciais.

ED: Qual a importância desse dia?

Marcelo Pablito: Para nós, esse dia não é um dia de comemoração: é um dia de protesto, pois usam o dia 13 de maio para apagar a história dos negros e negras que lutaram e morrem pela sua liberdade e de seus filhos, além daqueles que nem chegaram ao Brasil e cujos corpos tombaram no oceano. Esse dia deveria ser encarado, em todo o país, como está sendo feito aqui hoje: como um dia de luta e de manifestação, no qual os negros mostraram que não irão permanecer inertes e calados, como não era antes e não será agora. É um passo importante para a população para se apropriarem de sua história, que é de muita luta e resistência, seja nos quilombos ou nas fábricas. Um dia para marcar o grito das negras e negros contra a elite branca capitalista e seus representantes dentro do governo como Alckmin e Dilma; não venham da casa-grande para dizer o que não podemos!!

ED: Pablito, para você o que ficou marcado nesse ato do dia 13/05?

Marcelo Pablito : Fica marcado que, na USP, o racismo sobrevive e está encarnado em uma das universidades mais elitistas e racistas do país em que se apenas 7% dos estudantes são negros, entre os terceirizados são mais de 90%! Não é por acaso que a USP seja assim, mas porque esta universidade foi criada pela elite branca, pela classe dominante paulista, herdeira dos senhores de engenho escravocratas e dos bandeirantes que caçavam e assassinavam negros e nativos na floresta.

ED: Como você vê esse debate sobre a maioridade penal?

MP: Em nosso país, enquanto há monumentos em homenagem aos Bandeirantes, aos torturadores da ditadura, e os representantes de uma das polícias mais assassinas do mundo, como Telhada, que são “condecorados” com a indicação à Comissão de Direitos Humanos da ALESP, nossa juventude pobre e negra se amontoa nas salas de aula com 95 alunos por sala e os professores são reprimidos com o corte de ponto por Alckmin. Enquanto a policia assassina segue impune e leva em seu brasão dezessete estrelas em homenagem às chacinas, como a repressão ao levante de Canudos, a repressão à greve geral de 1917, a repressão à revolta da Chibata e chacinas como a da Candelária, do Carandiru, e mais recentemente da Cabula, na Bahia, o debate nacional sobre a redução da maioridade penal quer encarcerar a juventude pobre e negra. Se no passado nos escravizaram agora querem nos encarcerar!

Esta é a prova de que esta elite racista e os governos que a sustentam e asseguram os seus interesses, como Dilma e Alckmin, mostram mais uma vez, que não tem nada a oferecer para a juventude pobre e negra a não ser o trabalho precário, a segregação da universidade, as chacinas policiais e o encarceramento. Isso é assim porque, no Brasil e no mundo, o racismo é usado pela classe dominante capitalista para aumentar a exploração do conjunto da classe trabalhadora, dividindo nossa classe e reservando aos negros e principalmente às mulheres negras os piores postos de trabalho, com os menores salários.

ED: Qual o papel do Governo Federal em meio a isso?

MP: Hoje o PT é quem alimenta um dos principais inimigos com que os negros tem que se enfrentar hoje, que é a classe dominante formada pela elite branca do nosso país, financiando e assegurando seus lucros em troca de vender os direitos da população negra e pobre, como faz com as MPs 664/665. O PT fala contra a PL 4330 mas foi quem permitiu que a terceirização saltasse de 4 milhões para 12 milhões durante o seu governo e é quem assegura os interesses das empreiteiras e do agronegócio que avançam sobre as terras quilombolas e dos indígenas.

Se os governos estaduais e municipais do PSDB, PMDB e outros partidos burgueses reprimem os negros através das reintegrações de posse de desocupações das moradias populares para dar lugar a especulação imobiliária, é o PT quem assegura o apoio das Forças Nacionais para a ocupação dos morros no Rio de Janeiro e hoje lidera a vergonhosa ocupação das tropas da ONU no Haiti: o primeiro país no mundo a acabar com a escravidão através de uma revolução dos escravos! É por isso que para que a luta dos negros avance, isso passa por ter uma estratégia de independência de classe em relação aos exploradores e ao governo que se proponha a derrotar o capitalismo e isso só é possível nos apoiando na enorme força da classe trabalhadora brasileira.

Nosso bloco, que foi formado por trabalhadores do Movimento Nossa Classe da USP, do metrô (inclusive com um dos demitidos da última greve), professores estaduais e estudantes da Juventude às Ruas e, que fizeram ecoar, aqui também, as lutas internacionais como em Baltimore nos EUA e pela retirada das tropas brasileiras do Haiti, pela defesa das cotas raciais e contra o racismo, na universidade, contra o massacre da juventude negra, e ainda, pela liberdade imediata de Mumia Abul Jamal e todos os Panteras Negras nos Estados Unidos, país presidido pela primeira vez em sua história por um negro. Como em Baltimore e no Haiti, aqui quem está lutando são os herdeiros de Zumbi!!


Temas

Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias